Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/23477
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dc.contributor.advisorAlmeida, Ana Cristina Ferreira de-
dc.contributor.authorNeto, Eliana Simão-
dc.date.accessioned2013-06-04T09:16:38Z-
dc.date.available2013-06-04T09:16:38Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/23477-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Psicologia, Especialização em Psicologia Pedagógica, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educaçãopor
dc.description.abstractO desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático é, desde cedo, um factor decisivo para o sucesso ulterior e para a compreensão da realidade actual, devendo constituir-se objectivo pedagógico de relevo nas vivências do dia a dia das crianças e no currículo educativo. Conhecendo-se o estigma e as dificuldades de aprendizagem da disciplina de Matemática ao longo da escolaridade e, consequentemente, o comprometimento de percursos académicos e carreiras profissionais nas áreas das ciências e tecnologias, entendemos ser a educação préescolar o lugar e o momento mais favoráveis para a introdução de conteúdos e processos matemáticos. Cremos, contudo, que a sensibilização para uma aprendizagem adequada e eficiente dependem, em grande parte, das concepções dos educadores (em sentido lato, pais e professores) acerca da importância da iniciação à Matemática em idades precoces. É nesse sentido que pretendemos, com este estudo, analisar as concepções e identificar práticas ilustrativas do modo como pais e educadores introduzem a matemática e actividades educativas de apoio ao desenvolvimento, formal e motivacional, nesta área de conteúdo, na formação global das crianças. É com o fim último de contribuir para consciencializar da importância de uma abordagem de qualidade, sistemática e integrada à Matemática, propiciando uma preparação efectiva, instrumental e afectiva de alunos e educadores, que levamos a cabo este estudo exploratório. Alertando para a importância de despertar a curiosidade e o interesse, por um lado, das crianças em idade pré-escolar para questões de lógica e de matemática, visando a que venham a chegar a níveis de compreensão e de raciocínio que dificilmente atingiriam por si sós, sem estimulação ou incentivo e, por outro, dos educadores para que modelem essa atitude receptiva e participante, quisemos conhecer como pensam e agem os responsáveis educativos. Para tal, inquirimos 123 sujeitos, pais e educadores de crianças em idade pré-escolar, tendo encontrado apenas um número residual que concebe a aprendizagem matemática como diferida para a escolarização formal. Genericamente, os adultos consultados são favoráveis à educação lógico-matemática desde cedo no desenvolvimento.por
dc.description.abstractThe development of mathematical and logic based reasoning, starting from an early age, is a crucial factor for success and situational comprehension; it constitutes, therefore, one of the prominent educational objectives in both a child's day to day life and curricular education. Knowing of the stigmas and learning difficulties for mathematic subjects throughout schooling and, its involvement in academic and professional careers in the area of science and technology, we understand pre-school education to be the most favourable time for an introduction to mathematic ideas and processes. We believe, however, that the influence towards an adequate and efficient learning depends greatly upon the preconceptions of the educators (or in lay terms the parents and teachers) about the importance of an introduction to math at an early age. It is in this sense that we intend, with this study, to analyse mathematical and educational activities that support the development, both formal and motivational, in this area, for the overall education of children. It is with the ultimate objective of contributing awareness of the importance of a high quality, systematic and integrated exposure to mathematics, providing an effective and vital preparation for students and educators that we carry out this exploratory study. Being aware of the need to awaken the curiosity and interest of children in preschool to questions of logic and mathematics, so that they can reach levels of understanding and reasoning that would be difficult for them to attain without stimulation or encouragement, and of educators so that they shape an attitude of receptiveness and participation among their students, we wanted to know how the responsible educators think and act. To this end, we inquired of 123 subjects, the parents and educators preschool children, and found only a small number who see the learning of math as something that differs from formal schooling. Generally, the consulted adultpor
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAprendizagem da matemáticapor
dc.subjectEducação pré-escolarpor
dc.titleConcepções de pais e educadoras sobre a importância da matemática em educação pré-escolarpor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleConcepções de pais e educadoras sobre a importância da matemática em educação pré-escolarpor
dc.peerreviewedYespor
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.deptFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.advisor.researchunitIPCDHS – Institute of Cognitive Psychology, Human and Social Development-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-4181-2868-
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FPCEUC - Teses de Mestrado
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