Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/23475
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Machado, Teresa S. | - |
dc.contributor.author | Vieira, Sofia L. | - |
dc.date.accessioned | 2013-06-03T17:35:34Z | - |
dc.date.available | 2013-06-03T17:35:34Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.issn | 978-972-8746-87-2 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/23475 | - |
dc.description.abstract | A qualidade da vinculação tem sido associada ao ajustamento psicológico, destacando-se, desde a infância, o seu impacto na regulação emocional e adaptação psicossocial. O presente estudo avalia as relações entre a qualidade da vinculação e manifestação de problemas de comportamento, num grupo de 53 crianças, de uma escola onde predomina uma população em risco ambiental. A vinculação foi avaliada pelo Attachment Story Completition Task (ASCT) e os problemas de comportamento foram avaliados pelos professores com a Escala Revista de Conners para Professores (Conners- 28). Apesar dos problemas sociais subjacentes às famílias destas crianças, os resultados sugerem que a maioria delas conseguiu desenvolver modelos seguros, o que pode explicar os reduzidos índices de problemas de comportamento reportados em meio escolar. O facto de se tratar de uma escola com profissionais sensibilizados para as dificuldades sociais existentes pode contribuir para os resultados encontrados. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Vinculação | por |
dc.subject | infância | por |
dc.subject | problemas de comportamento | por |
dc.title | Qualidade da vinculação e problemas de comportamento na infância: estudo com crianças em risco ambiental | por |
dc.type | conferenceObject | por |
degois.publication.firstPage | 1670 | por |
degois.publication.lastPage | 1682 | por |
degois.publication.location | Braga | por |
degois.publication.title | I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos” | por |
dc.peerreviewed | Yes | por |
item.openairetype | conferenceObject | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
crisitem.author.researchunit | Center for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention (CINEICC) | - |
crisitem.author.parentresearchunit | Faculty of Psychology and Educational Sciences | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0002-1012-8660 | - |
Appears in Collections: | FPCEUC - Artigos em Revistas Nacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Vieira & Machado.pdf | 239.85 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 50
670
checked on Jul 16, 2024
Download(s) 50
377
checked on Jul 16, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.