Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/23458
Title: O que se diz e o que se faz em aprendizagem organizacional : Uma revisão bibliométrica
Authors: Jordão, Ana Cristina Gonçalves 
Orientador: Rebelo, Teresa Manuela Marques
Keywords: Revisão de literatura; Aprendizagem organizacional
Issue Date: 2008
Serial title, monograph or event: O que se diz e o que se faz em aprendizagem organizacional : Uma revisão bibliométrica
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Neste trabalho pretendemos demonstrar o desenvolvimento das publicações em aprendizagem organizacional desde 2001 até à época. Para aceder aos trabalhos considerados mais significativos, procedemos a uma “keyword search” e a uma “citation search”, circunscrevendo a nossa amostra a 127 artigos. Os resultados demonstram que se registou um elevado número de publicações na área, sendo que na sua maioria são trabalhos empíricos. Apresentamos ainda os autores mais activos e revistas de maior impacto a publicar artigos sobre o tema, bem como o nível de análise mais utilizado para estudar a aprendizagem organizacional. Identificámos ainda os conceitos e temáticas que têm sido relacionados com aprendizagem organizacional e, baseando-nos na metodologia da análise de conteúdo, procedemos a uma discriminação dos aspectos mais referidos para definir o tema. De acordo com os resultados alcançados, propomo-nos a estabelecer em que ponto se encontra a evolução do conceito em causa, tendo em conta o modelo de três estádios de Reichers e Schneider (1990). Finalmente, sendo o método utilizado uma alternativa às revisões de literatura geralmente realizadas, procedemos também a uma ponderação das suas vantagens e limitações.
In this paper we attempt to map the development of the publishing in organizational learning since 2001 to date. To access the most significant papers, we proceeded to a keyword search and a citation search, and limited our sample to 127 articles. The results show that there was a large number of publications in the area, which are mostly empirical work. We present also the most active authors, the higher impact journals that publish articles in the area and the level of analysis more used to study organizational learning. We also identified the concepts that are linked to this theme, and basing ourselves on the content analysis methodology, we make a presentation of the most cited aspects to define the theme. According to the results, we propose to establish in what extent is the evolution of the concept, taking into account the three stages model of Reichers and Schneider (1990). Finally, we make a consideration of the advantages e limitations of the used method, an alternative to the literature reviews generally conducted.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia, especialização em Psicologia das Organizações e do Trabalho, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universiadde de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/23458
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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