Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/23435
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Figueira, Ana Paula Couceiro | - |
dc.contributor.author | Simões, Tânia Filipa Mendes | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-29T11:52:06Z | - |
dc.date.available | 2013-05-29T11:52:06Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/23435 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. | por |
dc.description.abstract | No limite, o presente estudo pretende contribuir para a aferição da bateria de provas de leitura, a PROLEC-R (Cuetos et al., 2009), para a população portuguesa. Esta bateria destina-se a crianças entre os 6 e os 12 anos. Especificamente, pretende analisar-se a compreensão da leitura de vários tipos de frase incluídos na prova de estruturas gramaticais, de modo a selecionar as que farão parte da versão final da prova. O trabalho que agora se apresenta inclui uma revisão teórica em torno dos processos e modelos de leitura e mais especificamente da compreensão leitora. Apresentamos, ainda, análises descritivas dos resultados obtidos na prova, bem como análises relacionais com a perceção dos professores relativas ao grau de dificuldade das frases. Posteriormente, os resultados apresentados são ainda confrontados com a frequência das mesmas estruturas gramaticais nos manuais escolares. No final deste estudo, toma-se conhecimento da dificuldade vivenciada pelas crianças na leitura de estruturas de complemento focalizado, sendo essa mesma dificuldade reconhecida também pelos professores. Palavras-chave: Estruturas gramaticais, compreensão da leitura, modelos de leitura. Comprehension of different grammatical structures: Study on a sample of children in the 1st cycle of basic education. Relationship with the perception by teachers of the degree of difficulty and frequency of use in textbooks. | por |
dc.description.abstract | Ultimately, this study intends to contribute to the assessment battery of tests of reading, PROLEC-R (Cuetos et al., 2009), for the Portuguese population. This battery is intended for children between 6 and 12 years. Specifically, want to analyze reading comprehension of various sentence types included in the test of grammatical structures, in order to select those that will be part of the final version of the test. The work now presented includes a literature review about the reading processes and models and more specifically about reading comprehension. We present, yet, descriptive analyzes of the test results, as well as relational analyzes with the perception given by teachers about the degree of difficulty of sentences. Subsequently, the results are still faced with the same frequency of grammatical structures in textbooks. In the end of this study, becomes aware of the difficulties experienced by children in reading structures complement focused, and this same difficulty also recognized by teachers ____________________________________ | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Compreensão da leitura | por |
dc.subject | Modelos de leitura | por |
dc.title | Compreensão de diferentes estruturas gramaticais : numa amostra de crianças do 1º ciclo do ensino básico: relação com a perceção dos professores do grau de dificuldade e frequência de utilização nos manuais escolares | por |
dc.type | masterThesis | por |
degois.publication.location | Coimbra | por |
degois.publication.title | Compreensão de diferentes estruturas gramaticais : estudo numa amostra de crianças do 1º ciclo do ensino básico: relação com a perceção dos professores do grau de dificuldade e frequência de utilização nos manuais escolares | por |
dc.peerreviewed | Yes | por |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
crisitem.advisor.researchunit | IPCDHS – Institute of Cognitive Psychology, Human and Social Development | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0001-5998-3046 | - |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Simoes,T..pdf | 2.48 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 50
438
checked on Aug 13, 2024
Download(s)
139
checked on Aug 13, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.