Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/23407
Title: Os desafios de uma avaliação inclusiva :Estudo exploratório sobre a opinião dos docentes face à avaliação das aprendizagens no ensino básico
Authors: Lemos, Marco António Moniz de 
Orientador: Barreira, Carlos Manuel Folgado
Keywords: Avaliação formativa; Avaliação das aprendizagens
Issue Date: 2012
Serial title, monograph or event: Os desafios de uma avaliação inclusiva :Estudo exploratório sobre a opinião dos docentes face à avaliação das aprendizagens no ensino básico
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Este trabalho visou a apresentação e discussão dos princípios que regulam a avaliação do ensino básico, instituídos no Sistema Educativo Português, contextualizandoos historicamente e enquadrando-os nas problemáticas atuais da escola. Este estudo centrou-se na necessidade de construção/legitimação de uma escola inclusiva, adaptável às necessidades de aprendizagem de cada aluno ou grupo de alunos, delegando na avaliação, esse poder de intervenção através da sua capacidade incontornável de monotorização do sistema educativo, das escolas e em particular das aprendizagens realizadas. A análise efetuada baseou-se na sistematização de vários conceitos, concepções e modelos de avaliação, que ao longo das últimas décadas, têm suscitado inúmeras reflexões que continuam a constituir o tema de artigos e estudos recentes. Estas reflexões permitiram enunciar algumas premissas sobre uma avaliação inclusiva, contextualizada e legitimadora das finalidades que se exigem da escola, permitindo averiguar sobre o seu grau de exequibilidade. No seguimento do enquadramento teórico, procedemos a um estudo exploratório, com base num questionário, cujo principal objetivo pretendeu conhecer as opiniões dos docentes acerca das concepções e práticas de avaliação de alunos em três escolas com 2.º e 3.º ciclos, nomeadamente no que concerne aos critérios e instrumentos desenvolvidos, à frequência e tipo de feedback, aos referentes utilizados e à influência dos documentos legais na prática letiva e no sucesso dos alunos. A amostra do estudo realizado foi obtida por conveniência, tendo-se comparado os resultados obtidos, através de metodologias quantitativas, com os princípios teóricos enunciados. Apesar das limitações do estudo, foi possível verificar que os docentes da amostra apresentam práticas que, em algumas situações, se aproximam de uma avaliação de carácter formativo e, consequentemente, diferenciadora e inclusiva. Por outro lado, as ambiguidades que são discutidas neste trabalho sobre o sistema de avaliação vigente, assim como a prestação de contas, parece ser um entrave à adopção sistemática de uma avaliação inclusiva/formativa, devido a inconsistências reveladas ao nível das concepções dos participantes no estudo, constatando-se, de igual forma, que os dispositivos legais não têm tido o impacto esperado na prática docente.
This work is aimed at the presentation and discussion of the principles governing the basic education assessment, established in the Portuguese education system, contextualizing them historically and framing them in current issues of the school. This study focused on the need for construction/legitimization of an inclusive school, adaptable to the learning needs of each student or group of students, delegating the evaluation, this power of intervention through its essential monitoring capacity of the education system, schools and in particular learning achievement. The analysis was carried out based on the systematization of various concepts, designs and models of evaluation, which over the past few decades, have sparked countless reflections that continue to be the subject of articles and recent studies. These reflections led to enunciate some assumptions about an inclusive assessment, contextualized and legitimizing the purposes that require allowing schools to establish on their degree of feasibility. Following the theoretical framework, it’s presented an exploratory study, on the basis of a questionnaire, whose main objective was to know the opinions of teachers about students evaluation concepts and practices in three schools, in particular with regard to the criteria and tools developed, the frequency and type of feedback used and the influence of legal documents in teaching practices and the students success in school. The sample of the study was obtained by convenience, having compared the results obtained, through quantitative methodologies, with the theoretical principles. Despite the limitations of the study, it was possible to verify that the teachers in question present practices that, in few situations, approach a formative character assessment and, consequently, differentiating and inclusive. On the other hand, the ambiguities that are discussed in this work on the current evaluation system, as well as accountability, seems to be an obstacle to the adoption of a recurring inclusive/formative assessment, due to inconsistencies revealed at the level of the conceptions of the participants in the study, noting, also, that the legal provisions have not had the expected impact on teaching practice.
Description: Dissertação de mestrado em Gestão Escolar, apresentada à Faculdade de Economia e Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/23407
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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