Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/23363
Title: A caminho de uma espiritualidade laica : ciência, filosofia e teologia no Orto do Esposo (tensões histórico-filosóficas e semânticas)
Authors: Henriques, Marisa das Neves 
Keywords: Ciência; Espiritualidade monástica; Filosofia em Portugal; Laicos; Léxico; Língua; Orto do Esposo; Teologia
Issue Date: 7-May-2013
Citation: HENRIQUES, Marisa das Neves - A caminho de uma espiritualidade laica : ciência, filosofia e teologia no Orto do Esposo (tensões histórico-filosóficas e semânticas). Coimbra : [s.n.], 2013. Tese de doutoramento
Abstract: A partir do estudo da obra portuguesa Orto do Esposo pretende-se deixar um contributo no âmbito da Filosofia em Portugal no século XV, período ainda pouco estudado neste domínio, mas considerado relevante para o aprofundamento da relação entre a filosofia e a progressiva complexificação do pensamento em vernáculo. Se o nosso ponto de partida é a análise de uma obra quatrocentista quase descurada pela filosofia, recorrendo ao auxílio da semântica e de alguns nós lexicais importantes para entrada interpretativa na obra, o cais de chegada será a proposta de constituição futura de um léxico filosófico do português medieval que integre e valorize a prosa didáctica e moralizante produzida em ambiente áulico e / ou destinada a laicos. Um instrumento desta natureza parece-nos essencial para o enriquecimento do capítulo da história das ideias e do sentimento religioso entre nós, no lapso temporal de Quatrocentos, assim como para a superação de algumas reservas no tratamento histórico-filosófico dos primeiros textos reflexivos em língua portuguesa. Em consonância com esta abordagem da filosofia e da língua, tentaremos ainda trazer para o contexto português uma relação tricotómica entre filosofia, língua vulgar e público laico, que anuncia desafios e novos horizontes à disciplina filosófica e introduz um protagonista fundamental no nosso panorama quatrocentista. Seja na qualidade de destinatário, seja na qualidade de criador e mecenas de obras de natureza ética, moral e política, o homem culto, laico e de extracção social elevada irradia de outras cores a literatura ascética e filosófica deste período e traz à filosofia novos leitores e multifacetadas fontes de problematização. Veremos que, a par com os simples de coração, o rei e o príncipe procuram em textos teológico-filosóficos como o Orto do Esposo modelos de conduta e possibilidades de redenção, para que a entrada no outro mundo se faça pela porta da celestial virtude.
Description: Tese de doutoramento em Letras, área de Filosofia, na especialidade de Filosofia e Cultura Portuguesas
URI: http://hdl.handle.net/10316/23363
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de Filosofia - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat
A caminho de uma espiritualidade laica.pdf3.89 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

311
checked on Oct 22, 2019

Download(s) 10

1,495
checked on Oct 22, 2019

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.