Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/23321
Title: Determinantes do envolvimento de pesquisadores academicos brasileiros na criação de Spin-Off
Authors: Filho, Gelso Pedrosi 
Orientador: Coelho, Arnaldo Fernandes de Matos
Silva, Manuela Vivaldo Santos
Keywords: Spin-off académico; Empreendedorismo académico; Universidade empreendedora; Transferência de tecnologia
Issue Date: 1-Apr-2013
Citation: FILHO, Gelso Pedrosi - Determinantes do envolvimento de pesquisadores academicos brasileiros na criação de Spin-Off. Coimbra : (s.n.], 2012. Tese de doutoramento. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/23321
Abstract: Ao utilizar uma abordagem comportamental do empreendedorismo, este estudo avalia o impacto de características individuais, fatores do ambiente organizacional e fatores do ambiente externo sobre o envolvimento de pesquisadores acadêmicos brasileiros na criação de spin-off, tendo como antecedente o comportamento de patentear. Os dados da amostra deste estudo, constituída por 587 pesquisadores acadêmicos líderes de grupos de pesquisas das áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências da Saúde, e Engenharias de universidades públicas brasileiras, foram submetidos à modelagem por redes neurais artificiais e à modelagem pelo sistema de equações estruturais. A modelagem por redes neurais artificiais forneceu evidências do impacto positivo da orientação individual de pesquisa sobre a quantidade de patentes requeridas. Na modelagem por equações estruturais também se evidenciaram impactos positivos de características individuais do pesquisador e de fatores do ambiente organizacional sobre o comportamento de patentear e de criar spin-off. Consistente com estudos anteriores, os resultados dessa investigação parecem confirmar que a criação de spin-offs acadêmicos é influenciada por características individuais do pesquisador e pela intervenção das universidades neste processo. Não se constatou neste estudo, no entanto, nenhuma influência de fatores ambientais externos sobre a atividade de patentear ou de criar spin-off.
Description: Tese de doutoramento em Gestão de Empresas (Estratégia e Comportamento Organizacional), apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes de Matos Coelho e Manuela Vivaldo Santos Silva.
URI: https://hdl.handle.net/10316/23321
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Teses de Doutoramento
FEUC- Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese Gelso Filho.pdf4.15 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.