Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/23268
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dc.contributor.advisorGouveia, José Pinto-
dc.contributor.authorSantos, Soraia Milene Rodrigues dos-
dc.date.accessioned2013-04-18T13:59:16Z-
dc.date.available2013-04-18T13:59:16Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/23268-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Psicológicas e de Saúde) apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.por
dc.description.abstractA depressão é uma doença grave e cada vez com maior prevalência. Além disso, esta doença pode afectar crianças e adolescentes, e ultimamente, está a ocorrer cada vez mais cedo e mais frequentemente nesta faixa etária. Ao ocorrer numa fase precoce de desenvolvimento como a adolescência, pode provocar consequências graves e comprometer o desenvolvimento pleno do indivíduo. Neste sentido, o presente trabalho pretende assumir-se como um contributo para o desenvolvimento de programas de prevenção dentro desta área de estudo. Porém, para que sejam desenvolvidos programas de intervenção eficazes há que conhecer e avaliar os factores de risco que vulnerabilizam os jovens para o desenvolvimento da sintomatologia depressiva. Assim, a presente dissertação tem como objectivos avaliar se existem diferenças de género ao nível de sintomatologia depressiva, ansiosa e acontecimentos de vida negativos; avaliar se existem diferenças significativas nas variáveis sintomatologia depressiva, ansiosa e acontecimentos de vida negativos, em função do rendimento escolar; avaliar se sintomatologia ansiosa e acontecimentos de vida negativos predizem sintomatologia depressiva, ou se sintomatologia depressiva prediz acontecimentos de vida negativos e ainda avaliar o efeito mediador da sintomatologia ansiosa, na relação entre acontecimentos de vida negativos e sintomatologia depressiva. A amostra recolhida é constituída por 117 sujeitos (82 raparigas e 35 rapazes) com idades compreendidas entre os 13 e os 15 anos, que frequentam o ensino público regular. Os resultados revelam que, no nosso estudo, apenas na sintomatologia ansiosa foram verificadas diferenças estatisticamente significativas, em função do género, com o sexo feminino a apresentar maiores valores do que o masculino. Quanto às diferenças em função do rendimento escolar, no geral, os resultados indicam que os adolescentes com rendimento escolar mais baixo, apresentam mais sintomatologia depressiva e mais acontecimentos de vida negativos. No entanto ocorrem algumas excepções, nomeadamente no factor do DHMS (que avalia os acontecimentos de vida negativos) problemas com pares, em que os alunos com rendimento escolar muito bom apresentam maiores valores do que os restantes. Verificou-se ainda que ao nível das hipóteses em estudo, apenas se confirmou a hipótese de que sintomatologia depressiva pode predizer acontecimentos de vida negativos.por
dc.description.abstractDepression appears as a serious illness with an increasingly higher prevalence. Moreover , this disease can affect children and adolescents, and lately, has been occurring increasingly earlier and more frequently in this age group. If it occurs at an early stage of development such as adolescence, it can lead to serious consequences and could compromise the full development of the individual. In this sense, this paper intends to position itself as a contribution to the development of prevention programs within this study area. However, for programs to be developed and for intervention to be effective, it is necessary to know and assess the risk factors that make for a more vulnerable youth and to the development of depressive symptomatology. Thus, this paper aims to assess whether there are gender differences at the level of depressive symptomatology, anxiety and negative life events; assess whether there are significant differences in the variables depressive symptomatology, anxiety and negative life events, according to school performance; assess whether anxiety symptoms and negative life events predict depressive symptoms, or depressive symptoms predict negative life events and assess the mediating effect of anxiety symptoms, in the relationship between negative life events and depressive symptoms. The collected sample consists of 117 subjects (82 girls and 35 boys) aged between 13 and 15 years, who attend regular public schools The results show that, in our study, only in anxiety symptoms were found statistically significant differences by gender, with females having higher values than the males. Regarding the differences that depend on academic performance, overall, the results indicate that adolescents with lower school performance have more depressive symptoms and more negative life events. However, some exceptions occur, particularly in the DHMS factor (which assesses negative life events), such as problems with peers, in which students with very good academic performance tend to have higher values than the others. It was also found that, regarding the hypothesis under consideration, just the hypothesis that depressive symptoms can predict events negative lifepor
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDepressão (Psicologia)por
dc.titleA ansiedade e os acontecimentos de vida negativos como factores de risco para a sintomatologia depressiva em adolescentes portugueses: um estudo longitudinalpor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleA ansiedade e os acontecimentos de vida negativos como factores de risco para a sintomatologia depressiva em adolescentes portugueses: um estudo longitudinalpor
dc.peerreviewedYespor
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.grantfulltextopen-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention (CINEICC)-
crisitem.advisor.parentresearchunitFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-4505-8367-
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
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