Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/23258
Title: Ser militar na primeira pessoa: perceções de mulheres militares sobre um contexto profissional de hegemonia (ainda) masculina
Authors: Ramos, Maria Isabel de Sousa 
Orientador: Vieira, Cristina Maria Coimbra
Keywords: Mulheres militares; Igualdade de género
Issue Date: 28-Sep-2012
Serial title, monograph or event: Ser militar na primeira pessoa : perceções de mulheres militares sobre um contexto profissional de hegemonia (ainda) masculina
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Inserido no âmbito do Mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária, este trabalho terá como fim último tentar contribuir para a promoção da igualdade de género neste domínio. Das diferentes esferas da vida que tínhamos ao nosso dispor como alvo de estudo, escolhemos fazer incidir a nossa atenção sobre o mundo do trabalho, sendo que, foi nossa intensão perceber, através do discurso de cinco mulheres adultas, como elas percecionam a sua condição de militares da Força Aérea Portuguesa e de que forma as questões de género percorrem o seu quotidiano numa profissão ainda de hegemonia masculina. Para melhor estruturarmos o nosso pensamento sobre o tema a abordar, recorremos à revisão da literatura e foi nossa opção metodológica o paradigma de investigação interpretativo, recorrendo a uma estratégia qualitativa de pesquisa, por se afigurar a melhor para tentarmos compreender os discursos das pessoas entrevistadas, tendo selecionado como opção metodológica o estudo de casos múltiplos. Como técnica de recolha de dados optámos pela entrevista semiestrutura, para a qual foi previamente elaborado e validado um guião, tendo em conta os objetivos da nossa pesquisa e as especificidades das pessoas a entrevistar. A primeira parte desta tese contempla o enquadramento teórico, organizado em dois capítulos: o primeiro capítulo foi dedicado à problemática da igualdade de género e o mundo do trabalho e está dividido em seis pontos, nomeadamente, clarificações conceptuais, a imagem da mulher na literatura, estereótipos de género e desigualdades sociais entre homens e mulheres, alguns indicadores portugueses ilustrativos das desigualdades de género e as mulheres no mundo do trabalho em Portugal; o segundo capítulo refere-se às mulheres nas Forças Armadas e encontra-se dividido em duas partes. A primeira diz respeito à entrada das mulheres nas Forças Armadas Portuguesas, em geral, e a segunda ao caso da Força Aérea Portuguesa, em particular. No que diz respeito ao estudo empírico realizado, ele dá corpo à segunda parte da nossa tese, e encontra-se igualmente organizado em dois capítulos: o primeiro relativo à concepção, planeamento e caracterização da metodologia do estudo e o segundo é designado de apresentação, análise e discussão dos resultados. iii Quanto às principais conclusões a que chegámos, realçamos a presença – ainda – mais ou menos subtil, de algumas estereotipias na organização das relações neste contexto profissional em análise, fruto talvez do peso excessivo dos modelos masculinos na profissão. Os conhecidos estereótipos de género relativos às características normalmente atribuídas a homens e a mulheres, bem como a valorização de algumas competências ditas masculinas no desempenho das tarefas inerentes à vida militar parecem ainda contaminar algumas dinâmicas relacionais no seio da organização militar. Outro aspeto que também nos parece ter emergido do que ouvimos, foi a dificuldade sentida pelas mulheres militares na conciliação entre a vida pessoal e a vida profissional, problema este que tende a condicionar as suas opções em termos de gestão e progressão na carreira, sobretudo depois de experienciarem a maternidade. No seguimento destas constatações, parece-nos que a educação e formação de adultos, tendo em vista a eliminação dos estereótipos de género, ou outros, ainda se impõe, tendo em vista a promoção da qualidade de vida e a liberdade das escolhas de todos e todas, sejam elas familiares, profissionais ou de outro âmbito. Importa, pois, continuar a trabalhar de forma concertada, tendo em vista a eliminação de quaisquer formas de discriminação que ainda penalizam, em diversas esferas da vida, mulheres e homens.
Inserted within the Master Degree in Education and Training of Adults and Community Intervention, this Paper has the utmost aim of trying to contribute to the promotion of gender equality in this domain. Among the different life spheres we had at our disposal, we chose to pay closer attention to the world of work, once, we intended to understand throughout the testimony of five adult women, how they perceive their military condition in the Portuguese Air Force and in which way the gender issues come out in their quotidian in a profession which is still considered of masculine hegemony. In order to structure better our thinking about the theme to be studied, we resort to the literature review and we chose as our methodological option the interpretative research paradigm, by using a qualitative research strategy, once we considered it the best one to try to understand the discourses of the interviewed people, selecting as a methodological option the study of multiple cases. As a research data technique we decided on the semi-structured interview, for which a guide was previously developed and validated, taking into account the aims of our research as well as the specifications of the people to be interviewed. The first part of the current thesis comprises the theory, and it is organized in two chapters: the first one focuses on the gender equality issue and on the world of work and it is divided in six points, including conceptual clarifications, the image of women in literature, gender stereotypes and social inequalities between men and women, some of the Portuguese illustrative indicators of the gender inequalities and the women in the world of work in Portugal. The second chapter is dedicated to the women in the Army and it is divided in two parts. The first one is about the women who enter the Portuguese Army in general, and the second one gives particular emphasis to the Air Force. The empirical study carried out is the body of the second part of our thesis, and it is also organized in two chapters: the first one focuses on the conception, planning and characterization of the study methodology and the second one is named presentation, analysis and discussion of the results. Regarding the main conclusions we have reached, we give special emphasis to the presence – still – more or less subtle, of some stereotypes concerning the v organization of the relationships in this professional context, maybe resulting from the excessive importance given to the masculine models in the profession. The typical gender stereotypes related to the features usually attributed to men and women, as well as the valorization of some competences said to be masculine while doing the tasks inherent to military life still seems to contaminate some relational dynamics within the military organization. Another aspect that also seems to us to have emerged according to what we heard, was the difficulty felt by the military women in combining their personal life with the professional one. This problem tends to constrain their option in terms of managing and progressing in their career, especially after experiencing maternity. Taking into account these considerations, we think that the education and the training of adults, aiming at the elimination of gender stereotypes, or others, is still necessary, to promote the quality of life and the liberty of choice of each individual, no matter if they concern family, professional or any other matter. Therefore, it is essential to keep on working in a concerted way, in order to eliminate any kind of discrimination that still penalize, in several life spheres, both men and women.
Description: Dissertação de mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/23258
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
TESE FINAL PRONTA.pdf1.76 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

365
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

682
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.