Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/23228
Title: Roberto Rossellini: A "Televisão de Autor"
Authors: Pereira, Fausto Cruchinho Dias 
Orientador: Pita, António Pedro
Issue Date: 3-Apr-2013
Citation: PEREIRA, Fausto Cruchinho Dias - Roberto Rossellini: A "Televisão de Autor". Coimbra : [s.n.], 2013. Tese de doutoramento
Abstract: A investigação que foi conduzida para a elaboração da presente dissertação de doutoramento teve como orientação a definição do método e da sua aplicação naquele conjunto de filmes que Roberto Rossellini realizou no período entre 1960 e 1975, comummente conhecido como “enciclopédia audiovisual”. A natureza desta etapa – pelas características didácticas, pela aplicação de novas técnicas de filmagem e montagem, pelo público final que se atinge na televisão – diferia da anterior pelo facto de ser agora a história da humanidade o assunto directamente trabalhado pelo autor. O método de Roberto Rossellini continua o anteriormente desenvolvido na sua etapa no cinema. A relação com os factos estabelecida através do recurso ao realismo cinematográfico continua através do recurso ao didactismo, na versão que aprendeu em Jan Comenius – a visão directa das coisas que substitui o discurso alusivo do cinema. O realismo cinematográfico, entrado em colapso com o fim do cinema clássico, transita para a televisão como naturalismo e mera exibição dos efeitos realistas. Para Rossellini, o método do realismo precisa de ser desviado pela pedagogia dos documentos, a fim de chegar ao ensino audiovisual da história da humanidade. A investigação procede igualmente a uma indagação sobre os procedimentos contemporâneos de Roberto Rossellini no que respeita às rupturas no campo artístico e nos meios de comunicação de massa. Essas rupturas ocorrem por força do descentramento da visão ocidental da cultura. Os procedimentos no relacionamento artista-espectador passam por estratégias de natureza pedagógica, para as quais concorrem as tecnologias da imagem, do som e da radiodifusão. Esta ocorrência é decisiva para as mudanças de orientação de vários artistas e pedagogos e é central na obra do artista aqui estudado. A mudança de orientação resulta na mudança de sujeitos tratados, passando do universo pessoal ou social para o universo mais vasto do mundial e do nacional. Podemos mesmo dizer que o universo se dilata para o planetário, uma vez que cobre toda a história da terra. A investigação encerra apresentando algumas conclusões. Estas passam por estabelecer que a televisão é o instrumento de conhecimento; de que as operações artísticas se mantém na etapa televisiva; de que o procedimento didáctico levou à anulação dos efeitos de realismo em proveito da visão directa; de que o universo dos temas e das figuras se descentrou do individual e do colectivo e passou para o universal; de que Rossellini partilha com outros artistas seus contemporâneos uma mesma preocupação com o conhecimento humano e disso faz a tarefa do artista, agora pedagogo. Finalmente, algumas ideias estéticas sobressaem da prática artística de Rossellini no período estudado. A primeira respeita à imagem de televisão por relação com a imagem de cinema, considerando que aquela se presta ao estudo e esta à contemplação. A segunda respeita ao estatuto de realidade da imagem televisiva por relação com a imagem cinematográfica, considerando que aquela precede esta e não o contrário, apesar de cronologicamente ser o contrário. A terceira respeita ao trabalho do actor e do décor, considerando que ambos reforçam o lado primitivo do cinema anterior ao sonoro e que ambos se neutralizam para dar lugar ao dito. A quarta respeita aos documentos como base de dramaturgia e já não ao contemporâneo da acção em bruto. A quinta respeita à questão da autoria numa base tão diluída quanto 6 aquela que Roberto Rosselini desenvolveu para levar a cabo a sua empreitada humanista.
The investigation leading to the writing of the PhD thesis has been conducted to find and define the method in which we can see how Roberto Rossellini works in those films he has directed between 1960 and 1975 known as the audiovisual enciclopedia. The nature of this step – according to their didactic characteristics, the aplication of new technics of shooting and editing, the new audience that have been reached by television – is different from the previous one because now the matter is the history of mankind that the author intends to work on. The method of Roberto Rossellini continues the previous one he as developed in films. The relation he establishes through cinematic realism continues through didactism, according to Jan Comenius - the direct vision of things that replaces the allusive speach about things which is cinema characteristic. The cinematic realism has failed in classic cinema and has been installed in television as naturalism with the effects of realism. For Rossellini the method of realism needs to be detoured by pedagogy of documents in the way to reech the audiovisual education of the history of mankind. The investigation proceeds also by questioning the contemporary proceeds Rossellini uses in what concerns the breaks in artistic field and mass media. These breaks are the consequence of the change on his european point of view and his detour to other 7 non european cultures. The procedures in the relation between the artist and spectator are made by strategies of pedagogic nature such as the technologies of image, sound and broadcasting. The fact is extremely important to some artists and educators and is crucial to the author we are studying now. This change of point of view leads him to different matters by the treatment of worl and national themes instead of personal or social ones. The universe is now the planet because the new goal is the history of earth. The investigation ends with some conclusions. We can establish that television is the device of knowledge; that artistic operations are keeped in the television stage; that the didactic procedures cancelled the effects of realism on benefit of direct vision; that themes and figures have changed from individual and collective to universal; that Rossellini shares with other artists of his time the same care with human knowledge and that is artist’s work through pedagogic means. Finally some aesthetic ideas stand from Rossellini’s artistic practice in this part of his work. The first regards the image of television and the image of film concluding that that one is lends itself for its study and that this one lends itself for contemplation. The second regards the statute of reality in television image by comparing with the reality in film image by considering that one precedes this one and not the opposite. The third regards the work of the actor and of the set by considering that both reinforce the primitive side of cinema before talk pictures and that both neutralize themselves leading to what is said. The forth regards to the documents as basis to dramaturgy and no more crude contemporary action. The fifth regards the question of authorship in a so diluted basis such Roberto Rossellini developed to rise his humanist contract.
Description: Tese de doutoramento em Estudos Artísticos, ramo de Estudos Fílmicos e da Imagem, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/23228
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de Artes - Teses de Doutoramento

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