Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/23205
Title: Gestão de recursos humanos na saúde contributos para o dimensionamento de equipas de enfermagem em pediatria
Authors: Nelas, José Carlos Galvão Baptista. 
Orientador: Raposo, Vítor
Morais, Maria Eugénia
Keywords: Enfermagem; Dimensionamento; Dotações; Segurança; Classificação; Pediatria
Issue Date: 12-Mar-2013
Publisher: FEUC
Citation: Nelas, José Carlos Galvão Baptista - Gestão de recursos humanos na saúde contributos para o dimensionamento de equipas de enfermagem em pediatria. Coimbra, 2013
Abstract: O sistema de classificação de doentes em enfermagem (SCD/E) é uma ferramenta de apoio à decisão no planeamento de recursos de enfermagem. É aplicada em Portugal há cerca de 28 anos e tem produzido dados utilizados pelos gestores na adequação e/ou dimensionamento de quadros de pessoal de enfermagem. Apesar de existir um QCDP, não são conhecidos estudos sobre a sua aplicação em hospitais pediátricos especializados em Portugal. O início da aplicação da metodologia SCD/E numa instituição hospitalar com estas caraterísticas em 2012 possibilitou a elaboração deste estudo, que tem como objetivo testar a resposta dada às necessidades de classificação do grupo de doentes que frequenta este tipo de hospitais. O tipo de investigação exploratória e descritiva desenvolvida foi realizada com recurso à análise quantitativa e qualitativa de registos de enfermagem dos relatórios de turno. Dos principais resultados obtidos destacamos, numa perspetiva de melhoria continua e qualidade total, a necessidade de desenvolvimento e adequação do quadro de classificação em uso em pediatria às necessidades específicas do hospital, visando fortalecer as suas potencialidades no apoio à tomada de decisão para o planeamento e dotação de equipas de enfermagem e melhorar a resposta do mesmo. As conclusões deste estudo apontam ainda para a necessidade de utilização de mais do que um método de cálculo no dimensionamento de equipas de enfermagem. classificação, pediatria.
Description: Dissertação de mestrado em Gestão e Economia da Saúde, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Vítor Raposo e Maria Eugénia Morais.
URI: https://hdl.handle.net/10316/23205
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
José Carlos_Nelas_dissertação _[MGES]-[2013].pdf4.71 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.