Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/22704
Title: Comparação sectorial : aplicação do ELECTRE I ao índice de benchmarking português
Authors: Alcobia, Liliana Patrícia Santos 
Orientador: Costa, João Paulo Faria de Oliveira e
Matos, Eva
Issue Date: 12-Mar-2013
Publisher: FEUC
Citation: Alcobia, Liliana Patrícia Santos - Comparação sectorial : aplicação do ELECTRE I ao índice de benchmarking português. Coimbra, 2013
Abstract: Este trabalho apresenta-se como relatório de estágio do Mestrado em Gestão da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, desenvolvido no Grupo CH, em Lisboa, onde tive como principais atividades o apoio a projetos de consultoria em Benchmarking e a projetos de gestão de formação numa das empresas do grupo, a CH Academy. O seu principal tema é o estudo da ferramenta de Benchmarking como apoio à gestão das empresas, sendo o foco do trabalho realizado a comparação sectorial baseada no Índice de Benchmarking Português (IBP), um sistema de apoio às pequenas e médias empresas (PMEs) desenvolvido pelo Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI), que permite a avaliação do seu desempenho num contexto nacional. O método ELECTRE I foi utilizado para estabelecer relações de prevalência entre alguns sectores. Na primeira parte deste relatório, é feita uma apresentação da empresa de acolhimento, assim como a descrição das atividades por mim desenvolvidas durante o período de estágio. Na segunda parte, através do levantamento dos estudos já existentes nesta área, é feita uma descrição da ferramenta de Benchmarking como instrumento potencialmente indutor de processos de inovação e modernização das empresas, onde é descrita a sua origem e evolução, vantagens e desvantagens, tipos e etapas para a sua realização e como este foi transportado até às empresas ao longo dos anos. Tendo em consideração a importância do empreendedorismo no desenvolvimento económico-social de um país, e no âmbito dos projetos que o Grupo CH possui nesta área, mostrou-se pertinente a análise de cinco sectores de atividade em Portugal, com base no Índice de Benchmarking Português: sector de comércio por grosso e a retalho, reparação de veículos automóveis e motociclos; sector de construção; sector de indústrias transformadoras; sector de atividades de consultoria, científicas, técnicas e similares e sector de transportes e armazenagem. Na terceira parte, é então desenvolvida esta análise para os anos de 2009, 2010 e 2011, assim como a aplicação posterior do método ELECTRE I. Este método estrutura um problema de decisão, considerando vários critérios e alternativas e compara-os par a par, sendo atribuídos pesos a cada critério segundo a sua importância, estabelecendo-se no final uma relação de prevalência. Por último, na quarta parte é feita uma análise critica ao estágio e à entidade de acolhimento, onde evidencio as suas qualidades e os fatores a melhorar. É também analisada criticamente a ferramenta de Benchmarking, o Índice de Benchmarking Português e o estudo realizado, identificando as suas vantagens e as suas limitações.
Description: Relatório de estágio em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de João Paulo Costa e Eva Matos.
URI: https://hdl.handle.net/10316/22704
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Liliana_Alcobia_Relatório_de_Estágio_[Gestão]-[2013].pdf12.51 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

406
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

315
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.