Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/22702
Title: Fatores de desempenho académico Escola Secundária D. Inês de Castro de Alcobaça
Authors: Carvalho, Carlos Alberto de Jesus. 
Orientador: Lisboa, João Veríssimo
Keywords: Desempenho escolar; Fatores sociais; Fatores escolares; Processos escolares
Issue Date: 7-Feb-2013
Publisher: FEUC
Citation: Carvalho, Carlos Alberto de Jesus - 0 Fatores de desempenho académico Escola Secundária D. Inês de Castro de Alcobaça. Coimbra, 2012
Abstract: As motivações deste trabalho têm origem na necessidade permanente que a Escola Secundária D. Inês de Castro de Alcobaça sente em melhorar a sua eficácia nos processos escolares, tendo como meta principal a melhoria dos resultados escolares dos seus alunos. Na revisão de literatura apresentámos os fatores que têm sido identificados com poder explicativo e preditivo do desempenho académico, nomeadamente os fatores de dimensão social e escolar que intervém em todo o processo escolar associado ao aluno. Tendo como objetivo fundamental do nosso estudo investigar os fatores que têm poder explicativo e preditivo no desempenho escolar dos alunos, procurámos, de acordo com o referencial teórico, definir as variáveis que se supõem terem maior relevância para este estudo. Estabelecemos um modelo constituído pelas variáveis de contexto que caraterizam o meio socioeconómico e escolar. Os dados foram obtidos a partir de uma amostra de 105 alunos do ensino secundário dos cursos científico humanísticos de ciências e tecnologias e de ciências socioeconómicas da Escola Secundária D. Inês de Castro de Alcobaça que terminaram o curso no ano letivo 2011/2012. Na obtenção dos modelos explicativos do desempenho escolar dos alunos utilizámos a análise multivariada, nomeadamente a análise fatorial exploratória e a regressão linear múltipla. Os resultados obtidos nesta investigação permitem demonstrar que as variáveis sociais com maior poder explicativo dos resultados escolares são o nível de empenhamento do aluno e da família nos processos escolares. Em relação às variáveis escolares a análise descritiva permite concluir que os alunos estão de um modo geral satisfeitos com o ambiente e os recursos escolares. Este estudo permite concluir que as expetativas dos alunos em relação aos resultados obtidos estão aquém do esperado.
Description: Dissertação de mestrado em Gestão Escolar, apresentado à Faculdade de Economia e Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, sob a orientação de João Veríssimo Lisboa.
URI: https://hdl.handle.net/10316/22702
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
tese_final_V4.pdf2.18 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

419
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

231
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.