Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/22651
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dc.contributor.advisorSilva, Maria Helena Lopes Damião da-
dc.contributor.authorOliveira, Joana Margarida Freitas de-
dc.date.accessioned2013-03-18T12:18:21Z-
dc.date.available2013-03-18T12:18:21Z-
dc.date.issued2012-09-25-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/22651-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.por
dc.description.abstractA contextualização da aprendizagem nas vivências pessoais, familiares, sociais e culturais dos alunos decorre da convergência de diversos quadros teóricos, emergentes sobretudo depois da segunda metade do século XX e que tem sido transposta para o currículo bem como para os manuais escolares. Trata-se duma abordagem pedagógica que, podendo solicitar a privacidade, nos deve interrogar sobre a sua razoabilidade e compatibilidade com os direitos fundamentais das crianças. Essa discussão constitui o centro do presente trabalho, no qual, em termos empíricos, se procurou verificar a presença de tal abordagem em documentos normativo-legais e curriculares que orientam o ensino na área disciplinar de Estudo do Meio, bem como auscultar professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encarregados de educação de escolas de ensino público e priva-do, sobre atividades pedagógicas concretas que a ela recorrem. Para tanto, realizámos dois estu-dos, o primeiro apoiado em questionário e o segundo em entrevista, cujos dados foram tratados com recurso à técnica de análise de conteúdo, tendo os resultados demonstrado que ambos os grupos de sujeitos concordam com a recolha de dados relativos aos alunos, desde que os mes-mos sejam mantidos na sala de aula, não devendo, porém, ser divulgados para o exterior.por
dc.description.abstractThe contextualization of learning in personal, family, social and cultural experi-ences of students stems from the convergence of several theoretical frameworks emerg-ing especially after the second half of the twentieth century and has been incorporated into the curriculum as well as textbooks. This is a pedagogical approach that may re-quire privacy and that must lead us to question its reasonableness and compatibility with fundamental rights of children. This discussion is the focus of this work in which in empirical terms one tried to verify the presence of such an approach in normative legal documents that guide the curriculum and teaching in the subject area of Environmental Studies as well as by aus-cultating teachers of the First Cycle of Basic Education and parents of public and private schools about pedagogical activities that use it. In order to do this, two studies were car-ried out. The first one supported by a questionnaire and the second one by an interview and data were processed using the technique of content analysis. The results showed that both groups of subjects agree with the collection of data on students provided they are kept in the classroom and must not be disclosed to the outside.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectContextualização da aprendizagempor
dc.subjectPrivacidadepor
dc.titleA solicitação da privacidade como metodologia no 1º ciclo do ensino básicopor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleA solicitação da privacidade como metodologia no 1º ciclo do ensino básicopor
dc.peerreviewedYespor
uc.controloAutoridadeSim-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.deptFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-3324-4074-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
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