Title: Organização e gestão de um programa de exercício físico e qualidade de vida em homens idosos
Authors: Pereira, Michel Tavares 
Keywords: Populações especiais;Idosos;Qualidade de vida;Prescrição do exercício
Issue Date: 2012
Abstract: O presente estudo tem como propósito averiguar a influência de um programa de exercício multicomponente no custo com os medicamentos consumidos, na aptidão física funcional, na qualidade de vida e nos estados de humor de idosos com idade igual ou superior a 60 anos de idade (70,1± 6,8anos). Participaram no estudo um grupo de 53 homens, dos quais 16 estão inseridos no programa de exercício Movimento e Bem-estar de Santa Maria da Feira, composto por três sessões semanais e com duração de 60 minutos, e 37 não têm uma prática formal de exercício físico (grupo controlo). Para a avaliação da aptidão física funcional foi utilizada a bateria de testes Senior Fitness Test. A qualidade de vida relacionada com a saúde foi avaliada através da aplicação do questionário de Estado de Saúde MOS SF-36 e os estados de humor pelo questionário POMS-SF. Foi verificado que a prática regular de exercício físico promove alterações na aptidão física funcional, na qualidade de vida, nos estados de humor e no custo com a medicação anual. Verificou-se de igual modo que o grupo não obeso em comparação com o grupo obeso. o grupo não portador de obesidade revela melhores resultados. Relativamente às faixas etárias, constatou-se que o avanço da idade promove alterações negativas.
Description: Tese de doutoramento em Actividade Física em Contexto Escolar (Ciências do Desporto), apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.
URI: http://hdl.handle.net/10316/22089
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE MICHEL PEREIRA.pdf1.41 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.