Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/21852
Título: Perceção da autoeficácia dos professores e do rendimento escolar dos alunos
Autor: Pacheco, Maria Leonarda Pereira 
Orientador: Bidarra, Maria da Graça
Palavras-chave: Rendimento escolar; Autoeficácia docente
Data: 7-Set-2012
Título da revista, periódico, livro ou evento: Perceção da autoeficácia dos professores e do rendimento escolar dos alunos
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Com o presente estudo, em que participaram Professores dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, procurou aferir-se o valor preditivo das variáveis sociodemográficas e profissionais na perceção da autoeficácia dos professores e a sua relação com a perceção do rendimento escolar dos alunos e respetivas causas. A amostra foi constituída por 144 professores de diferentes níveis de ensino e de diferentes grupos de recrutamento de quatro escolas públicas do concelho de Tomar. Trata-se, portanto, de um estudo não experimental, com uma amostragem não probabilística intencional, realizado através de inquérito com recurso a questionário autoadministrado, constituído por três partes: Parte I – Escala da Autoeficácia de Professores (adaptação da Ohio State Teacher Efficacy Scale – OSTES, de Tschannen‐Moran e Hoy, 2001); Parte II – Perceção do rendimento escolar dos alunos e das causas de sucesso/insucesso académico; e Parte III – Dados sociodemográficos e profissionais dos professores. Os resultados obtidos evidenciam que a perceção da autoeficácia dos professores é positiva, o que se coaduna com as causas mais internas por estes atribuídas ao sucesso académico e com as causas predominantemente externas atribuídas ao insucesso dos alunos, evidenciando a estreita relação, estabelecida teórica e empiricamente, entre autoeficácia e atribuição causal. Os resultados sugerem, igualmente, a existência de uma relação significativa entre a perceção de autoeficácia dos professores e a perceção do rendimento escolar dos alunos, verificando-se que os professores que percecionam melhores resultados nas suas turmas revelam valores mais altos de autoeficácia. 6 Com exceção do nível de ensino lecionado e do desempenho de cargos pedagógicos, não se verificaram relações significativas entre as variáveis sociodemográficas e a generalidade das variáveis profissionais e a perceção da autoeficácia dos professores. No entanto, atendendo a este padrão de resultados podemos afirmar que as variáveis profissionais têm maior poder preditivo sobre a perceção da autoeficácia docente face às sociodemográficas.
The aim of this study, in which Junior and High School teachers took part, was to gauge the predictive value of sociodemographic and professional variables in the perception of teachers’ self-efficacy and its relation with the perception of students’ academic results and its causes. The sample was composed of 144 teachers, teaching different subjects and school levels, from four public schools in the County of Tomar. It is, therefore, a nonexperimental study with an intentional non-probabilistic sampling, based on a survey including a self-administered questionnaire divided into three parts: Part I – Teacher self-efficacy scale (adapted from Ohio State Teacher Efficacy Scale – OSTES, by Tschannen-Moran and Hoy, 2001); Part II – Perception of students’ academic results and causes of students’ success/failure and Part III – Teachers’ sociodemographic and professional data. The results thus obtained show that the perception of teachers’ self-efficacy is positive, which relates to the internal causes which teachers associate to academic results and to predominantly external causes associated to students’ failure, proving the close relation, theoretically and empirically established, between self-efficacy and causal attribution. The results also suggest that there is a significant relation between the perception of teachers’ self-efficacy and the perception of students’ academic results, showing that the teachers who perceive better results in their classes also reveal higher self-efficacy levels. Significant relations between sociodemographic variables and the generality of professional variables and the perception of teachers’ self-efficacy were not found, 8 saving exception of the school levels taught and the assumption of pedagogic functions. However, taking this results’ pattern into consideration we can state that the professional variables have a greater predictive power over the perception of teaching self-efficacy than sociodemographic ones.
Descrição: Dissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/21852
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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