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Title: Outsourcing no sector das telecomunicações português
Authors: Franco, Sofia Margarida Simões. 
Orientador: Coelho, Arnaldo Fernandes de Matos
Keywords: Outsourcing; Competitividade; Flexibilidade; Competências nucleares; Reengenharia; Parceria; Planeamento estratégico; Risco; Redução de custos; Downsizing; Excelência; Benchmarking
Issue Date: 26-Dec-2012
Publisher: FEUC
Citation: FRANCO, Sofia Margarida Simões - Outsourcing no sector das telecomunicações português. Coimbra : [s.n.] 2012. Dissertação de mestrado. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/21513
Abstract: Esta dissertação explora o conceito de Outsourcing, que apesar de não ser recente, consititui uma poderosa ferramenta de gestão, se for usada com sabedoria. Contudo, o gestor necessita de se acautelar e evitar cair em armadilhas causadas por esta ferramenta. Este trabalho começa com uma revisão de literatura, através da identificação das principais teorias relacionadas com o Outsourcing, apresentação dos principais tópicos deste tema e dos autores que mais contribuíram na pesquisa de Outsourcing. Fornece ainda uma revisão de artigos científicos publicados nas mais prestigiadas revistas de Gestão. Para muitos autores, o Outsourcing representa uma estratégia necessária para que as empresas possam reduzir custos, focar-se no seu core business e ganhar vantagem competitiva. Vários estudos apontam para um crescimento significativo do Outsourcing nos próximos anos. Após a revisão de literatura, foi definido um modelo de investigação com o objectivo de estudar o Outsourcing nas empresas portuguesas do sector das telecomunicações dirigido às maiores empresas do sector. Pretendeu-se averiguar quais os principais motivos para recorrer ao Outsourcing, quais os benefícios obtidos e qual o carácter estratégico do Outsourcing. O Outsourcing tornou-se uma das ferramentas de negócio mais popular entre o sector das telecomunicações e inclusivamente algumas das grandes empresas têm vindo a deslocalizar parte dos seus serviços. Finalmente realizou-se um estudo de caso numa empresa portuguesa de telecomunicações, que presta serviços de televisão por cabo e que recentemente decidiu deslocalizar parte dos seus serviços de call center, através da contratação de um novo parceiro de outsourcing. Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
Description: Dissertação de mestrado em Gestão, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/21513
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

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