Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/21512
Title: Internacionalização das pequenas empresas : o caso Serqueijos Pimenta, Fabrico de Queijos do Rabaçal, Lda.
Authors: Oliveira, Tânia Marisa Santos de 
Orientador: Almeida, Filipe Jorge Ribeiro de
Coelho, Abílio José dos Santos
Issue Date: 8-Nov-2012
Publisher: FEUC
Citation: Oliveira, Tânia Marisa Santos de - Internacionalização das pequenas empresas : o caso Serqueijos Pimenta, Fabrico de Queijos do Rabaçal, Lda..Coimbra, 2012
Abstract: Este relatório decorre do estágio realizado na empresa Serqueijos Pimenta, Fabrico de Queijos do Rabaçal, Lda., no período entre 8 de março a 31 de julho do corrente ano, no âmbito do Mestrado em Gestão da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Dado o interesse atual da Serqueijos em iniciar o seu processo de internacionalização, como resposta à conjuntura de contração económica verificada em Portugal, este relatório apresenta uma abordagem teórica e aplicada sobre a problemática da Internacionalização das Pequenas Empresas (PE), analisando os fatores que determinam e caraterizam a expansão externa das PE, os modelos prevalecentes da internacionalização das PE, as questões críticas que devem ser abordadas na implementação da expansão no exterior das PE e as condições mais relevantes para melhorar a probabilidade de sucesso da estratégia da internacionalização das PE. Assim, os objetivos do estudo apresentado prendem-se essencialmente com a análise teórica das principais problemáticas e valências do processo de internacionalização das PE, passíveis de serem aplicadas ao caso particular da Serqueijos. Conclui-se neste estudo que não existe uma fórmula “mágica” para a Internacionalização das PE, ou seja, o mesmo tipo de abordagem em duas empresas diferentes não conduzirá necessariamente ao mesmo resultado final. Conclui-se igualmente que as principais dificuldades encontradas na implementação do processo de internacionalização do caso em estudo confirmam a abordagem teórica realizada. Quanto à forma de Internacionalização que mais se adequa à Serqueijos, conclui-se que se trata do tipo exportação indireta, uma vez que é a forma que implica menores investimentos e consequentemente menores riscos face à posição financeira da empresa.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Filipe Jorge Ribeiro Almeida e Abílio José dos Santos Coelho.
URI: https://hdl.handle.net/10316/21512
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
capaPDF.pdf84.9 kBAdobe PDFView/Open
Tânia_Oliveira.pdf599.02 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

574
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

444
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.