Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/21509
Title: Sindicalismo, trabalho e mudanças : transformações do trabalho, impactos e metamorfoses na categoria de trabalhadores da Refinaria de Petróleo de Paulínia-SP (1990-2011)
Authors: Nunes, César Augusto Ribeiro 
Orientador: Estanque, Elísio
Keywords: Direito do trabalho; Marcos regulatórios; Relação de trabalho; Direitos sociais trabalhistas; Superação
Issue Date: 6-Dec-2012
Publisher: FEUC
Citation: Nunes, César Augusto Ribeiro - Sindicalismo, trabalho e mudanças : transformações do trabalho, impactos e metamorfoses na categoria de trabalhadores da Refinaria de Petróleo de Paulínia-SP (1990-2011). Coimbra, 2012
Abstract: Estudo histórico-crítico sobre o trabalho, a economia e a política, desenvolvido a partir de fontes teóricas e empíricas, respectivamente, uma seleção de bibliografias sobre os temas Sociologia do Trabalho e Direito, bem como a realização de um estudo de caso junto ao Sindicato dos Trabalhadores Petroleiros de Campinas-SP - SINDIPETRO. Investiga as origens econômicas, políticas e sociais da atual formação do Estado brasileiro, a partir da intrínseca relação existente entre o processo de globalização neoliberal das duas últimas décadas de história recente e a contraditória transformação das relações de trabalho correspondente, própria da natureza capitalista da sociedade contemporânea. Recupera os determinantes da estruturação política e econômica que se evidenciam na passagem dos Governos da década de 1990 para a primeira década dos anos dois mil, de modo a identificar as contradições percebidas na classe trabalhadora e na sua organização sindical. Reconhece as mudanças no mundo do trabalho como conseqüências da reestruturação produtiva iniciada em 1970 nos países centrais, e que só chegou a se consolidar em 1990 no Brasil, eventos estes que estão determinando um corrosivo processo de precarização do trabalho e das condições para sua realização. Por último, como dimensão contextual, identifica os efeitos desse cenário dominado por uma nova ordem econômica mundial nas estruturas de representação da classe trabalhadora brasileira, especialmente aquela pertencente ao setor de base da produção (indústria energética). Especificamente, apresenta os resultados de uma pesquisa de caráter qualitativo que buscou compreender com mais profundidade o sistema de relações de trabalho da Refinaria de Petróleo de Paulínia-SP – REPLAN, bem como qual a interpretação real dos atores (trabalhadores sindicalistas e juristas) envolvidos nesse microcosmo do mundo do trabalho em transformação.
Description: Dissertação de mestrado em Sociologia (Relações de Trabalho, Sindicalismo e Desigualdades Sociais), apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Elísio Guerreiro Estanque.
URI: https://hdl.handle.net/10316/21509
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação Final.pdf1.25 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

489
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

222
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.