Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/21497
Title: Monitorização da satisfação profissional num agrupamento de Centros de Saúde da Região Centro
Authors: Matos, Vítor Manuel Mendonça Albergaria. 
Orientador: Ferreira, Pedro Lopes
Keywords: ACES (Agrupamento de Centros de Saúde); Satisfação profissional; Reforma dos cuidados de saúde primários; Profissionais de saúde
Issue Date: 11-Dec-2012
Publisher: FEUC
Citation: Matos, Vítor Manuel Mendonça Albergaria - Monitorização da satisfação profissional num agrupamento de Centros de Saúde da Região Centro. Coimbra, 2012.
Abstract: Este trabalho de investigação tem por objetivo monitorizar a satisfação dos profissionais de um Agrupamento de Centros de Saúde (ACES). O seu desenvolvimento envolveu a aplicação do Instrumento de Avaliação da Satisfação Profissional (IASP) a todos os setores profissionais inseridos nos quatro Centros de Saúde que compõem este Agrupamento da Região Centro. Perante este novo modelo organizacional, estruturado através do Decreto-Lei n.º 28/2008 de 22 de Fevereiro, que consigna a avaliação periódica do grau de satisfação profissional aos Conselhos Clínicos dos ACES, tem o investigador o objetivo de contribuir para a melhoria de um modelo de monitorização consentâneo com esta forma de Organização. O estudo formula três hipóteses de investigação testando a sensibilidade da satisfação profissional em relação: (i) às condições sociodemográficas; (ii) ao enquadramento profissional; (iii) quanto ao tipo de Unidade onde estão integrados os profissionais. Os resultados demonstram no plano das dimensões e subdimensões do instrumento metodológico, níveis de significância estatística (p <0,05) do grau de ensino em relação à dimensão de “Qualidade de Local de Trabalho” e subdimensão de “Política de Recursos Humanos”; do tipo de vínculo em relação às dimensões de “Qualidade da Prestação de Cuidados e “Melhoria Contínua da Qualidade”; do setor profissional em relação à subdimensão de “Política de Recursos Humanos”; do exercício de funções de Coordenação/Chefia em relação à subdimensão de “Moral”; do tipo de Unidade em relação as subdimensões de “Política de Recursos Humanos”e “Moral” bem como na dimensão de “Melhoria Contínua da Qualidade”.
Description: Dissertação de mestrado em Gestão e Economia da Saúde, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Pedro Lopes Ferreira.
URI: https://hdl.handle.net/10316/21497
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Vitor_Albergaria_Matos_Dissertação_Mges_2012.pdf3.86 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

825
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 20

1,211
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.