Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/21493
Title: Determinantes da atitude e comportamento do consumidor face à publicidade móvel : um estudo empírico
Authors: Pocinho, Hélia Maria Ferreira 
Orientador: Coelho, Arnaldo Fernandes de Matos
Keywords: Atitude e comportamento do consumidor; Marketing móvel; Publicidade móvel; Teoria da ação racional.; Teoria do comportamento planeado
Issue Date: 26-Dec-2012
Publisher: FEUC
Citation: Pocinho, Hélia Maria Ferreira - Determinantes da atitude e comportamento do consumidor face à publicidade móvel : um estudo empírico. Coimbra, 2012.
Abstract: Uma das preocupações dos profissionais de marketing é a busca constantemente de novas estratégias e táticas para comunicar e interagir com os consumidores. As elevadas taxas de penetração do telemóvel, aliado ao rápido desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, evidenciam o telemóvel como uma emergente ferramenta de comunicação e de interação direta com o consumidor. No entanto, a decisão de utilizar um meio de comunicação tão pessoal, não pode ser tomada sem perceber qual a atitude e comportamento dos consumidores perante esta abordagem. Neste sentido, este estudo busca perceber quais as variáveis que afetam positiva e negativamente a atitude e comportamento dos consumidores portugueses face à publicidade móvel. Bem como, quais as diferenças de perceção de consumidores jovens e adultos em relação às variáveis em estudo. Para tal, seguimos a linha de Investigação de Ünal et al. (2011) e Tanakinjal (2010), tendo como base a Teoria de Ação Racional desenvolvida por Ajzen e Fishbein (1975, 1980) e a Teoria do Comportamento Planeado (Ajzen e Madden, 1986). Os resultados do questionário de investigação realizado a 403 consumidores demonstram que a atitude dos consumidores portugueses face à publicidade móvel é parcialmente negativa, sendo influenciada pelas variáveis: Credibilidade, Valor Informativo, Permissão, Entretenimento, Personalização e Irritação. Por outro lado, as variáveis Atitude e Confiança influenciam a Intenção de Comportamento. Por fim, a Intenção de Comportamento influencia o Comportamento do consumidor português. Adicionalmente, os resultados permitiram perceber que as variáveis Normas Sociais e Risco Percebido não são estatisticamente significativas ao nível do contributo explicativo da variável Intenção de Comportamento. Resultados que contrariam os estudos desenvolvidos por Tanakinjal et al. (2010), em que a variável Risco Percebido influencia a variável Intenção de Comportamento e de Bauer et al. (2005) que provou que a variável Normas Sociais afeta positivamente a intenção de comportamento, embora com uma significância fraca.
URI: https://hdl.handle.net/10316/21493
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação de Mestrado.pdf2.61 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 10

903
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 20

1,338
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.