Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/21436
Title: A participação das mulheres nos processos de (re) contrução de paz : o caso do Afeganistão
Authors: Perdigão, Ana Rita Rafael 
Orientador: Nascimento, Daniela
Keywords: Género; Estudos feministas; Peacebuilding; Afeganistão; Operações de paz
Issue Date: 24-Oct-2012
Publisher: FEUC
Citation: Perdigão, Ana Rita Rafael - A participação das mulheres nos processos de (re) contrução de paz : o caso do Afeganistão. Coimbra, 2012
Abstract: Nas últimas décadas, os estudos feministas no âmbito dos Estudos para a Paz têm trazido um importante contributo para a garantia da igualdade de género em várias áreas das Relações Internacionais, revelando ser uma corrente inovadora por completar e dinamizar a análise, estudo e compreensão da questão de género em especial relativamente à paz e aos conflitos. Este contributo tem vindo a ser acompanhado por inúmeras iniciativas e contributos a nível internacional, quer através de organizações internacionais, quer através de organizações não-governamentais, mediante a elaboração de importantes documentos e da adoção de políticas nesta área, promoção de fóruns de debate e sensibilização da sociedade global, como é exemplo a Resolução 1325 do CSNU. Todos estes processos se têm vindo a revelar de grande relevância para a consagração da necessidade do contributo das mulheres nos processos e dinâmicas de peacebuilding, assim como da igualdade de género neste âmbito.Partindo deste enquadramento e do estudo de caso específico do Afeganistão - onde mulheres estrangeiras, afegãs, civis e militares participam cada vez mais ativamente na (re)construção da paz daquele país, esta dissertação pretende abordar a temática da participação das mulheres na (re)construção de paz em cenários pós-conflito violento. O argumento central é o de que, apesar dos muitos obstáculos ainda existentes à plena participação e envolvimento das mulheres neste processo, este é já bem visível em alguns cenários de pós-conflito demonstrando o potencial contributo positivo para processos de paz mais sustentáveis e inclusivos.
Description: Dissertação de mestrado em Relações Internacioniais, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Daniela Rute dos Santos Nascimento.
URI: https://hdl.handle.net/10316/21436
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese Rita Perdigao.pdf1.12 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

847
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

536
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.