Title: Relatório final de estágio : reflexões sobre um ano de práticas
Authors: Alves, Raquel Ferro da Silva Machado 
Keywords: Ensino da educação física;Prática pedagógica;Formação de professores;Estágio pedagógico
Issue Date: 2011
Citation: ALVES, Raquel Ferro da Silva Machado - Relatório final de estágio : reflexões sobre um ano de práticas. Coimbra : [s.n.], 2011. Relatório de estágio de mestrado
Abstract: No presente trabalho, com vista à obtenção do grau de mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentaremos uma descrição e reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem desenvolvido para uma turma do 8.º ano de escolaridade ao longo do ano de Estágio Pedagógico. A formação inicial é o período durante o qual o futuro professor adquire os conhecimentos científicos e pedagógicos e as competências necessárias para enfrentar adequadamente a carreira docente. Na presente obra, relatamos e reflectimos os procedimentos adoptados ao longo das três fases do grande processo de ensino-aprendizagem (planeamento, realização e avaliação), num contexto alargado e multidisciplinar de intervenção profissional docente. No que respeita à prática pedagógica reflexiva, esta é realizada no âmbito das aprendizagens realizadas e conhecimentos adquiridos; nos compromissos com as aprendizagens dos alunos; na inovação das práticas pedagógicas; nas dificuldades de leccionação e nas suas formas de resolução; nas questões dilemáticas; e nos processos ético-deontológicos, a nível da importância do trabalho individual e de grupo, e da capacidade de iniciativa e responsabilidade. Além disso, apelamos para a importância das aprendizagens e conhecimentos teóricos fornecidos pelas instituições de ensino, para a supervisão ao longo do processo de formação docente, bem como para a necessidade de uma formação contínua ao longo da vida.
In the present work, trying to view the degree of master in Physical Education Teaching in the Basic and Secondary Education, we will present a description and a reflection about the teaching-learning process developed for a 8th grade class during the pedagogical stage year. The initial formation is during the period where the future teacher purchases the scientific and pedagogical knowledge and the necessary competences to face properly the teaching career. In this work, we relate and reflect the adopted procedures during the three phases of the great teaching-learning process (planning, realization and evaluation), in an extended and multidisciplinary context of a professional teaching intervention. In what concerns about the reflexive pedagogical practice, this one is accomplished in the achievement of learned scope and acquired knowledge; in the commitment with the students learning; in the innovation of pedagogical practice; in the teaching difficulties and in their ways of resolution; in dilemmatic questions; and in the ethical-deontological processes, mainly in what concerns about the level of importance of the individual and group work, and the initiative and responsibility ability. Besides, we appeal for the importance of the theoretical learning and knowledge supplied by the educational institutions, for the supervision during the teaching formation process, as for the necessity of a continuous formation during life.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Fisica da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/21400
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório Final de Estágio [Raquel Ferro].pdf660.24 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.