Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/21360
Title: Mecanismos redox de fármacos e deteção eletroquímica in situ de danos causados ao DNA
Authors: Pontinha, Ana Dora Rodrigues 
Orientador: Brett, Ana Maria Coelho Ferreira de Oliveira
Catarro, Maria Paula Marques
Issue Date: 12-Dec-2012
Citation: PONTINHA, Ana Dora Rodrigues - Mecanismos redox de fármacos e deteção eletroquímica in situ de danos causados ao DNA. Coimbra : [s.n.], 2012. Tese de doutoramento
Abstract: O objetivo deste trabalho foi investigar o comportamento eletroquímico de um grupo de fármacos, a metolazona (MT), o ácido úsnico (UA), o omeprazol (OMZ), o metotrexato (MTX), a cladribina (CLD), a clofarabina (CLF), os derivados de acridinatriazol e de fenil-triazol, na superfície de um elétrodo de carbono vítreo (GCE), utilizando as técnicas de voltametria cíclica, de impulso diferencial e de onda quadrada. O biossensor eletroquímico com DNA foi utilizado para investigar o mecanismo de interação dos agentes antineoplásicos com o DNA e para detetar os danos oxidativos causados na molécula de DNA. A oxidação da MT é um processo controlado por difusão que ocorre em duas etapas. A oxidação do UA é um processo irreversível, que ocorre em três etapas que correspondem à oxidação dos grupos hidróxilo ligados aos aneis aromáticos. A oxidação do OMZ ocorre em duas etapas irreversíveis, e a redução do OMZ é um processo irreversível com formação de uma quinona. O MTX sofre oxidação e redução à superfície do GCE. A CLD e CLF apenas apresentam processos de oxidação. Os processos redox destes fármacos são dependentes do pH do eletrólito de suporte e foram propostos os mecanismos redox. O biossensor eletroquímico com o DNA foi utilizado para investigar a interação com o DNA de fármacos e provou ser uma ferramenta muito útil para detetar os mecanismos de interação entre fármacos e o DNA, assim como os danos causados ao DNA por esses fármacos. A interação em incubações em solução dos agentes antineoplásicos com o dsDNA confirmou os resultados obtidos com o biossensor. Os fármacos antineoplásicos utilizados, MTX, CLD e CLF, derivados de acridina-triazol e derivados de fenil-triazol, causam modificações na estrutura secundária do DNA, desenrolamento da dupla hélice e condensação do DNA de uma forma dependente do tempo. Verificou-se que os derivados de fenil-triazol causam dano oxidativo no DNA.
Description: Tese de doutoramento em Bioquímica, na especialidade de Tecnologia Bioquímica, submetida à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, sob a orientação da Professora Doutora Ana Maria Coelho Ferreira de Oliveira-Brett e da orientação interna da Professora Doutora Maria Paula Marques Catarro.
URI: https://hdl.handle.net/10316/21360
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCTUC Ciências da Vida - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese_Dora.pdf3.77 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

175
checked on Apr 9, 2024

Download(s)

49
checked on Apr 9, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.