Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/20847
Title: | A Europa do conhecimento e da aprendizagem: principais comportamentos espaciais da “Europa dos 27” | Authors: | Gama, Ricardo Fernandes, Ricardo |
Keywords: | Conhecimento; Aprendizagem; Europa dos 27; AFCP; TIC | Issue Date: | 15-Oct-2012 | Serial title, monograph or event: | 5º Congresso Luso Brasileiro para o Planeamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável (PLURIS 2012) | Place of publication or event: | Brasília | Abstract: | No contexto da nova economia do conhecimento e da aprendizagem, a Europa tem procurado novos paradigmas de desenvolvimento como resposta a novas diferenciações espaciais entre países com lógicas contextuais diferentes. No sentido de se perceber as dinâmicas dos países da Europa a 27, é central analisar um conjunto de indicadores que permitam refletir sobre as trajetórias territoriais relacionadas com o conhecimento, a inovação e as tecnologias de informação e comunicação (TIC). Procura-se assim entender os diferentes padrões espaciais a partir de um conjunto de dimensões e indicadores, identificando comportamentos comuns com base num tratamento estatístico multivariado. Utiliza-se uma análise fatorial de componentes principais e uma análise classificatória, para se encontrar fatores que traduzam não só a tendência dos padrões espaciais das variáveis, como também unidades espaciais com caraterísticas semelhantes, procurando refletir sobre o papel das políticas de desenvolvimento regional. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/20847 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FLUC Geografia - Artigos em Livros de Actas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Artigo_Gama&Fernandes_PLURIS2012_Europa_VERSÃOFINAL.pdf | 337.36 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 50
441
checked on Oct 15, 2024
Download(s) 50
300
checked on Oct 15, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.