Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/2082
Title: Optimização de complexos lipossoma catiónico-ADN para transfecção de células neuronais
Other Titles: Optimisation of cationic liposome/DNA complexes for transfection of neuronal cells
Authors: Cruz, Maria Teresa Girão da 
Orientador: Lima, Maria da Conceição Monteiro Pedroso de
Simões, Sérgio Paulo de Magalhães
Keywords: Bioquímica; Terapia génica; Lipossoma catiónico
Issue Date: 17-Jan-2005
Citation: CRUZ, Maria Teresa Girão da - Optimização de complexos lipossoma catiónico-ADN para transfecção de células neuronais. Coimbra, 2004.
Abstract: O transporte e cedência intracelulares de genes e oligonucleotídeos é hoje considerado uma promissora estratégia terapêutica para o tratamento das doenças do sistema nervoso central (SNC), dado que as estratégias convencionais se têm revelado pouco eficazes. A aplicação bem sucedida desta metodologia passa pela concepção de veículos específicos para o transporte do material genético para as células alvo, de modo a que aí se possam verificar níveis adequados de expressão génica. Este projecto visou, fundamentalmente, desenvolver vectores não virais do tipo lipossómico, para um transporte e cedência eficazes de genes em células neuronais em cultura e in vivo. O nosso objectivo consistiu, especificamente, na promoção da internalização celular mediada por receptores dos complexos ternários – lipossoma catiónico/ADN/transferrina (lipoplexos-Tf) – e em garantir uma maior eficácia na cedência intracelular do material genético. Foi ainda nosso objectivo contribuir para o esclarecimento dos mecanismos pelos quais os lipoplexos cedem ADN ao citoplasma, realizando estudos sistemáticos de associação celular. Visando a utilização destes sistemas no tratamento de doenças do SNC, propusemo-nos testar estas estratégias na transfecção de células neuronais, incluindo o transporte de potenciais genes terapêuticos em modelo animal de lesão neuronal. A associação de Tf aos lipoplexos mostrou ser eficaz na potenciação da actividade e eficiência de transfecção das células neuronais, quer in vitro, quer in vivo após administração estereotáxica no estriado de ratos Wistar. A administração in vivo do plasmídeo codificando para o factor de crescimento neuronal (NGF), mediada por lipoplexos-Tf, revelou-se eficaz na diminuição da lesão excitotóxica causada pela injecção intraestriatal de ácido caínico, sugerindo que estes sistemas constituem uma estratégia promissora para a prevenção e/ou recuperação da degeneração neuronal.
Description: Tese de doutoramento em Bioquímica (Tecnologia Bioquímica) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/2082
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FCTUC Ciências da Vida - Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s)

239
checked on Apr 17, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.