Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/2079
Title: Importância ecológica dos tricomas vesiculares em algumas espécies de Atriplex
Authors: Freitas, Helena Maria de Oliveira 
Keywords: Taxonomia e Ecologia Vegetais
Issue Date: 15-Jun-1993
Citation: FREITAS, Helena - Importância ecológica dos tricomas vesiculares em algumas espécies de Atriplex. Coimbra, 1993. 219 p.
Abstract: Realizaram-se estudos ecofisiológicos em algumas espécies do género Atriplex, tendo-se dado especial ênfase ao papel dos tricomas vesiculares no equilíbrio iónico de plantas em diferentes condições salinas. Para tal, investigou-se a distribuição dos iões sódio, potássio, nitrato e cloreto nas folhas, caule, raiz e tricomas vesiculares de plantas espontâneas e de plântulas e plantas adultas submetidas a diferentes concentrações de cloreto de sódio e nitrato de sódio. Os resultados obtidos neste estudo, indicam, claramente, que os tricomas vesiculares são muito importantes para o equilíbrio iónico das plantas estudadas. A concentração de iões nos tricomas foi sempre maior do que no mesófilo das folhas correspondentes, tendo sido maior em folhas jovens, comparativamente às folhas completamente expandidas. A acumulação de iões nos tricomas foi mais elevada nas plântulas do que nas plantas adultas. Os iões sódio e cloreto foram os iões mais acumulados pelos tricomas. O transporte dos iões salinos do mesófilo para os tricomas, faz-se de um modo muito selectivo desde uma fase prematura de formação dos tricomas, constituíndo a célula basal, devido à cutinização das suas paredes laterais (anticlinais), uma importante barreira selectiva para o transporte via apoplasto. Além desta cutinização, observámos uma incrustação das paredes horizontais (periclinais) da célula basal dos tricomas mais adultos. Esta incrustação de cutina acaba por impedir o transporte de iões para o tricoma via apoplasto. Com as paredes verticais e horizontais da célula basal cutinizadas há isolamento do tricoma, ruptura e colapso da célula vesicular.
Description: Tese de doutoramento em Ciências (Taxonomia e Ecologia Vegetais) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/2079
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FCTUC Ciências da Vida - Teses de Doutoramento

Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.