Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/20776
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBonfim, João-
dc.contributor.advisorFachada, Miguel-
dc.contributor.authorRodrigues, Pedro Manuel de Oliveira-
dc.date.accessioned2012-10-03T14:50:32Z-
dc.date.available2012-10-03T14:50:32Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/20776-
dc.descriptionRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Fisica da Univ. de Coimbrapor
dc.description.abstractO Estágio Pedagógico é, a par e em articulação com as disciplinas de Organização e Gestão Escolar e Projecto e Parcerias Educativas, uma unidade curricular do segundo ano do Mestrado e tem por objectivo favorecer a integração e mobilização dos conhecimentos adquiridos ao longo dos ciclos de estudos anteriores, através da prática de ensino supervisionada em contexto real, de forma a habilitar os futuros professores com competências adequadas ao exercício da profissão. Tendo em consideração as bases adquiridas no primeiro ano do Curso de Mestrado em Ensino da Educação Física no Ensino Básico e Secundário, ministrado pela Faculdade de Ciências do Desporto da Universidade de Coimbra, é de referir que estas se manifestaram bastante importantes na realização do segundo ano do Curso, em especial no Estágio Pedagógico propriamente dito. Respeitando a proposta de estrutura do Relatório indicada inicialmente, foram abordados os diversos pontos, fazendo referência a todos pela ordem indicada. Na Introdução, efectuou-se uma abordagem ao trabalho a realizar ao longo do estágio. Seguidamente, fez-se uma descrição de diversos pontos, onde foram abordadas questões de planeamento, realização, avaliação e ética – profissional. Foi em torno destes pontos que se desenvolveu todo o estágio. O planeamento foi a base de todo o trabalho realizado, funcionando como orientador de todo o processo a desenvolver. No ponto três, fez-se uma reflexão global que contemplou todo o trabalho desenvolvido. As aulas observadas entre estagiários e entre estagiários e Orientador tiveram aqui, também, um papel fundamental, dado que houve um feedback constante entre todos, o que possibilitou uma rápida evolução, sendo esta enriquecedora para todas as partes. O contacto com alunos de um nível de ensino mais elevado atribuiu ainda maiores responsabilidades, mais empenho e dedicação em termos de pesquisa, pressupondo maior capacidade de resposta a questões mais complexas que estes pudessem colocar. O trabalho desenvolvido pelo Orientador da faculdade levou a uma evolução exponencial no meu desempenho, dado que foram detectados, desde cedo, alguns erros de procedimento que, a seu tempo, foram corrigidos e, por volta do meio do ano lectivo, estavam genericamente ultrapassados.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da educação físicapor
dc.subjectEstágio pedagógicopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.titleRelatório final de estágiopor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório Estágio PEDRO RODRIGUES.pdf834.33 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.