Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/20517
Title: Uma análise sociojurídica da precariedade laboral : o caso dos falsos trabalhadores independentes
Authors: Santos, Andreia Filipa Gonçalves dos 
Orientador: Ferreira, António Casimiro
Keywords: Direito do trabalho; Precariedade; Vulnerabilidade; Individualização
Issue Date: 13-Jul-2012
Publisher: FEUC
Citation: Santos, Andreia Filipa Gonçalves dos - Uma análise sociojurídica da precariedade laboral : o caso dos falsos trabalhadores independentes. Coimbra, 2012
Abstract: A presente tese procura colocar em evidência a importância do direito na vida dos indivíduos, identificando os efeitos da sua aplicação, nomeadamente, nas situações em que existem formas alternativas ao uso do direito do trabalho tendo por base uma interpretação deslaboralizada dos seus princípios. O fenómeno social da precariedade laboral ao estabelecer com o sistema jurídico uma relação de influência recíproca, demonstra o modo como as práticas sociais dos empregadores estão em dissonância com os princípios jurídicos do direito do trabalho. Deste modo, conceitos como precariedade e vulnerabilidade são conjugados com o direito, de forma a deixar clara a feição neoliberal que tomou conta do mundo trabalho, produzindo insegurança, instabilidade e medo nos indivíduos. As relações laborais são agora pautadas por uma crescente individualização, contribuindo para um maior desfasamento entre a afirmação dos direitos laborais e as exigências dos mercados. Como resultado deste panorama laboral, observa-se que a precariedade dá origem a uma vulnerabilidade que é tanto objectiva como subjectiva, influenciada pelos quadros legais. Neste sentido, como ilustração de um uso alternativo ao direito do trabalho desenvolvem-se casos de estudo sobre os falsos trabalhadores independentes, recorrendo-se à análise do discurso jurídico, em particular, da análise de jurisprudência relacionada com esta temática. Sendo assim, através da análise de sentenças emitidas pelos Tribunais de Trabalho de 1ª Instância pretende-se evidenciar que as relações laborais estão completamente dependentes das lógicas empresariais.
Description: Dissertação de mestrado em Sociologia (Relações de Tabalho, Desigualddaes Sociais e Sindicalismo), apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de António Casimiro Ferreira.
URI: https://hdl.handle.net/10316/20517
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
capa tese.pdf80.89 kBAdobe PDFView/Open
Tese Mestrado Andreia Santos .pdf871.27 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

516
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 5

3,416
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.