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https://hdl.handle.net/10316/20357
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Cardoso, Francisco de Almeida | - |
dc.contributor.advisor | Silva, Manuel Carlos Gameiro | - |
dc.contributor.author | Abrantes, Ricardo Afonso Pereira Braz | - |
dc.date.accessioned | 2012-07-12T23:12:01Z | - |
dc.date.available | 2012-07-12T23:12:01Z | - |
dc.date.issued | 2008-09 | - |
dc.identifier.citation | ABRANTES, Ricardo Afonso Pereira Brás - Desenvolvimento de um sistema de controlo para um motor a funcionar segundo o Ciclo de Otto.Coimbra:[s.n.]2008. Dissertação de Mestrado | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/20357 | - |
dc.description | Dissertação de Mestrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra | por |
dc.description.abstract | O presente trabalho tinha o como propósito o desenvolvimento de um sistema de controlo para gerir um grupo propulsor constituído por um motor a funcionar segundo o ciclo de Otto e uma caixa de velocidades. Era também objectivo do trabalho testar as soluções propostas. Neste trabalho é sugerido um método de teste de injectores, um método de gestão do motor e da caixa de velocidades. No método de gestão do motor incluem-se rotinas de geração de mistura e posterior ignição; rotinas para situações excepcionais de funcionamento como o ralenti, o arranque, a fase de aquecimento, sobreregime e funcionamento não motor; e outros para metros de controlo tais como sistemas de controlo electrónico da carga, interacção com o banco de testes recirculação de gás de escape, controlo da temperatura, controlo de velocidade de cruzeiro, controlo da pressão do turbo, controlo da geometria dos veios de excêntricos, controlo da geometria do colector de admissão, sistemas start and stop, controlo do ciclo de funcionamento do alternador. Foram sugeridas todas as rotinas necessárias para o funcionamento do sistema, no entanto a corroboração prática não foi levada a cabo, apesar de ter sido construído na íntegra o banco de testes de injectores. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | controlo | por |
dc.subject | motor | por |
dc.title | Desenvolvimento de um sistema de controlo para um motor a funcionar segundo um Ciclo de Otto | por |
dc.type | masterThesis | por |
degois.publication.location | Coimbra | por |
degois.publication.title | Desenvolvimento de um sistema de controlo para um motor a funcionar segundo o Ciclo de Otto | por |
dc.peerreviewed | No | por |
item.grantfulltext | open | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
crisitem.advisor.researchunit | ADAI - Association for the Development of Industrial Aerodynamics | - |
crisitem.advisor.researchunit | LAETA - Associated Laboratory for Energy, Transports and Aeronautics | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0002-4238-0772 | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0003-0739-9811 | - |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado |
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