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https://hdl.handle.net/10316/20219
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Viegas, Domingos Xavier | - |
dc.contributor.advisor | Almeida, Miguel | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Paulo Alexandre Malva | - |
dc.date.accessioned | 2012-07-04T00:42:23Z | - |
dc.date.available | 2012-07-04T00:42:23Z | - |
dc.date.issued | 2011-09 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Paulo Alexandre Malva - Estudo Aerodinâmico de Transporte de Pinhas (Pinus halepensis). Coimbra:[s.n.],2011. Dissertação de Mestrado | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/20219 | - |
dc.description | Dissertação de Mestrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra | por |
dc.description.abstract | Os incêndios florestais são uma das principais causas de devastação de grande área florestal que ocorre todos os anos. O estudo do comportamento do fogo e das suas formas de propagação, nomeadamente a ocorrência de focos secundários (spotfires), constitui-se como uma tarefa de auxílio nas estratégias de combate aos incêndios, que poderá amenizar os efeitos deste flagelo. O objectivo geral desta dissertação consiste no estudo das características aerodinâmicas das pinhas da espécie Pinus halepensis para diferentes estados de combustão desta, durante o incêndio. O estudo do modelo definido durante a dissertação, tem por base a queda da pinha, ou seja, a sua fase descendente durante o incêndio, não se tendo em conta a ascensão na pluma térmica, por se tratar de um estudo bidimensional, (trajectória da pinha num plano de duas dimensões). Numa fase inicial do trabalho, o estudo incidiu sobre as características físicas das pinhas Pinus halepensis, desenvolvendo-se um modelo para o cálculo do ângulo de abertura de qualquer pinha desta espécie; calculou-se a distância média do centro de gravidade ao pecíolo e obteve-se a densidade do combustível, recorrendo a uma amostra de dez pinhas. Na fase seguinte, determinaram-se experimentalmente os coeficientes aerodinâmicos (coeficiente de resistência, coeficiente de sustentação e coeficiente de momento) característicos de pinhas no seu estado natural (pinhas inteiras/intactas) e de pinhas parcialmente queimadas. Definiu-se um modelo empírico para determinação dos coeficientes aerodinâmicos, das pinhas intactas, em função da orientação do escoamento em relação ao posicionamento da pinha. Finalmente utilizou-se um programa que permitiu analisar as trajectórias seguidas por pinhas com base nas determinações anteriormente descritas. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | fogos florestais | por |
dc.subject | velocidades terminais | por |
dc.subject | propagação de incêndios | por |
dc.title | Estudo Aerodinâmico do Transporte de Pinhas (Pinus halepensis) | por |
dc.type | masterThesis | por |
degois.publication.location | Coimbra,2011 | por |
degois.publication.title | Estudo Aerodinâmico de Transporte de Pinhas (Pinus halepensis) | por |
dc.peerreviewed | No | por |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
crisitem.advisor.researchunit | LAETA - Associated Laboratory for Energy, Transports and Aeronautics | - |
crisitem.advisor.researchunit | ADAI - Association for the Development of Industrial Aerodynamics | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0001-6690-035X | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0002-0379-6062 | - |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Paulo Oliveira - Estudo Aerodinâmico do Transporte de pinhas - FCTUC - DEM.pdf | 5.05 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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