Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/20219
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorViegas, Domingos Xavier-
dc.contributor.advisorAlmeida, Miguel-
dc.contributor.authorOliveira, Paulo Alexandre Malva-
dc.date.accessioned2012-07-04T00:42:23Z-
dc.date.available2012-07-04T00:42:23Z-
dc.date.issued2011-09-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Paulo Alexandre Malva - Estudo Aerodinâmico de Transporte de Pinhas (Pinus halepensis). Coimbra:[s.n.],2011. Dissertação de Mestradopor
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/20219-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractOs incêndios florestais são uma das principais causas de devastação de grande área florestal que ocorre todos os anos. O estudo do comportamento do fogo e das suas formas de propagação, nomeadamente a ocorrência de focos secundários (spotfires), constitui-se como uma tarefa de auxílio nas estratégias de combate aos incêndios, que poderá amenizar os efeitos deste flagelo. O objectivo geral desta dissertação consiste no estudo das características aerodinâmicas das pinhas da espécie Pinus halepensis para diferentes estados de combustão desta, durante o incêndio. O estudo do modelo definido durante a dissertação, tem por base a queda da pinha, ou seja, a sua fase descendente durante o incêndio, não se tendo em conta a ascensão na pluma térmica, por se tratar de um estudo bidimensional, (trajectória da pinha num plano de duas dimensões). Numa fase inicial do trabalho, o estudo incidiu sobre as características físicas das pinhas Pinus halepensis, desenvolvendo-se um modelo para o cálculo do ângulo de abertura de qualquer pinha desta espécie; calculou-se a distância média do centro de gravidade ao pecíolo e obteve-se a densidade do combustível, recorrendo a uma amostra de dez pinhas. Na fase seguinte, determinaram-se experimentalmente os coeficientes aerodinâmicos (coeficiente de resistência, coeficiente de sustentação e coeficiente de momento) característicos de pinhas no seu estado natural (pinhas inteiras/intactas) e de pinhas parcialmente queimadas. Definiu-se um modelo empírico para determinação dos coeficientes aerodinâmicos, das pinhas intactas, em função da orientação do escoamento em relação ao posicionamento da pinha. Finalmente utilizou-se um programa que permitiu analisar as trajectórias seguidas por pinhas com base nas determinações anteriormente descritas.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectfogos florestaispor
dc.subjectvelocidades terminaispor
dc.subjectpropagação de incêndiospor
dc.titleEstudo Aerodinâmico do Transporte de Pinhas (Pinus halepensis)por
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbra,2011por
degois.publication.titleEstudo Aerodinâmico de Transporte de Pinhas (Pinus halepensis)por
dc.peerreviewedNopor
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.researchunitLAETA - Associated Laboratory for Energy, Transports and Aeronautics-
crisitem.advisor.researchunitADAI - Association for the Development of Industrial Aerodynamics-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-6690-035X-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-0379-6062-
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado
Ficheiros deste registo:
Mostrar registo em formato simples

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.