Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/2014
Title: Biostratigrafia e paleontologia (Ammonoidea) do Aaleniano em Portugal (sector setentrional da Bacia lusitaniana)
Authors: Henriques, Maria Helena Paiva 
Keywords: Paleontologia, Estratigrafia e Geo-História
Issue Date: 16-Oct-1992
Citation: HENRIQUES, Maria Helena Paiva - Biostratigrafia e Paleontologia (Ammonoidea) do Aaleniano em Portugal (Sector Setentrional da Bacia Lusitaniana). Coimbra, CGUC-INIC, 1992, p. 301.
Abstract: O principal objectivo do presente trabalho é estabelecer o quadro biostratigráfico do Aaleniano no sector setentrional da bacia lusitaniana (Portugal) a partir da distribuição estratigráfica dos representantes de Ammonoidea. Foram efectuados diversos perfis, bem como o estudo sistemático das respectivas associações registadas, que incluem cinco espécies novas (Vacekia striata, V. robusta, Asthenoceras vacekiformis, Leioceras inter-medium, Haplopleuroceras nov. sp.). Este trabalho reparte-se por duas partes distintas: paleontologia (1) e biostratigrafia (2). (1) Paleontologia Este capítulo inclui as descrições sistemáticas de todas as espécies reconhecidas na área estudada, isto é, dos representantes das famílias Hildoceratidae (7 espécies), Graphoceratidae (29 espécies) e Erycitidae (6 espécies). (2) Biostratigrafia Este capítulo inclui: - uma discussão sobre a concepção do Aaleniano como andar, bem como dos seus limites, e uma síntese comentada de todos os esquemas zonais reconhecidos nalgumas bacias do Tétis Ocidental; - as descrições e interpretações de todos os perfis efectuados na área estudada; - uma síntese litostratigráfica de todas as unidades onde os perfis foram executados; - uma síntese biostratigráfica com a definição prévia dos critérios utilizados no estabelecimento das unidades biostratigráficas reconhecidas: Biozonas Opalinum (Subzonas Opalinum e Comptum), Murchisonae (Subzona Bradfordensis) e Concavum (Subzonas Concavum e Limitatum); - uma análise paleobiogeográfica, que inclui a discussão das afinidades encontradas entre as associações reconhecidas em Portugal e nas Béticas; - a interpretação paleogeográfica da evolução geodinâmica do Sector Setentrional da Bacia Lusitaniana durante o Aaleniano.
Description: Tese de doutoramento em Ciências (Paleontologia, Estratigrafia e Geo-História) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/2014
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FCTUC Ciências da Terra - Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s) 20

873
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.