Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/2012
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dc.contributor.advisorAntunes, Maria de Lurdes-
dc.contributor.advisorSantos, Luís de Picado-
dc.contributor.authorFreire, Ana Cristina Ferreira Oliveira Rosado-
dc.date.accessioned2008-12-04T13:58:04Z-
dc.date.available2008-12-04T13:58:04Z-
dc.date.issued2003-02-10en_US
dc.identifier.citationFREIRE, Ana Cristina Ferreira Oliveira Rosado - Deformações permanentes de misturas betuminosas em pavimentos rodoviários. Lisboa, 2002. 282p.-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/2012-
dc.descriptionTese de doutoramento em Engenharia Civil (Urbanismo, Ordenamento do Território e Transportes) apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra-
dc.description.abstractNas últimas décadas tem vindo a verificar-se, em Portugal bem como no resto do mundo, um crescimento do volume de tráfego rodoviário e das cargas transportadas pelos veículos pesados, com um aumento das exigências funcionais, relacionadas com a segurança e o conforto do utente das infra-estruturas, a par das preocupações de carácter ambiental, conduzindo à necessidade de pavimentos rodoviários cada vez mais resistentes e duráveis. Consequentemente, tem-se vindo a recorrer a soluções de pavimentação que envolvem maiores espessuras de camadas betuminosas, com uma maior parcela de contribuição do comportamento deste tipo de materiais no desempenho das estruturas de pavimentos. Esta situação é também sentida em diversos países europeus, bem como no Canadá e nos Estados Unidos da América. O presente trabalho tem como objectivo contribuir para um melhor conhecimento do comportamento à deformação permanente de misturas betuminosas aplicadas em camadas de desgaste de pavimentos rodoviários, possibilitando o estabelecimento de metodologias e de critérios de avaliação, que conduzam à selecção de materiais adequados às exigências actuais. Como principais aspectos abordados referem-se a caracterização do comportamento viscoelástico, com a realização de ensaios laboratoriais, que simulem as condições observadas in situ, e a modelação do comportamento à deformação permanente das misturas. É analisado o fenómeno da deformação permanente, bem como a sua forma de manifestação na estrutura do pavimento, os cavados de rodeira, apresentando-se uma análise crítica dos diversos métodos de avaliação, e dos modelos reológicos existentes, que permitem caracterizar o comportamento viscoelástico. Descrevem-se as principais metodologias de ensaio em laboratório utilizadas, justificando-se os equipamentos seleccionados e os procedimentos laboratoriais desenvolvidos. Propõe-se uma metodologia de avaliação do comportamento à deformação permanente de misturas betuminosas a aplicar em camadas de desgaste de pavimentos rodoviários, com a realização de ensaios laboratoriais, sob condições que simulem as verificadas no pavimento. Finalmente, apresentam-se os resultados obtidos com a aplicação da metodologia proposta à caracterização de materiais betuminosos recolhidos de dois pavimentos construídos em Portugal.en_US
dc.language.isoporpor
dc.rightsembargoedAccesseng
dc.subjectOrdenamento do Território e Transportesen_US
dc.subjectEngenharia Civilen_US
dc.titleDeformações permanentes de misturas betuminosas em pavimentos rodoviáriosen_US
dc.title.alternativePermanent deformations of bituminous mixtures applied on road pavementsen
dc.typedoctoralThesisen_US
item.openairetypedoctoralThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextnone-
item.fulltextSem Texto completo-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-2072-3188-
Appears in Collections:FCTUC Eng.Civil - Teses de Doutoramento
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