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https://hdl.handle.net/10316/2012
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Antunes, Maria de Lurdes | - |
dc.contributor.advisor | Santos, Luís de Picado | - |
dc.contributor.author | Freire, Ana Cristina Ferreira Oliveira Rosado | - |
dc.date.accessioned | 2008-12-04T13:58:04Z | - |
dc.date.available | 2008-12-04T13:58:04Z | - |
dc.date.issued | 2003-02-10 | en_US |
dc.identifier.citation | FREIRE, Ana Cristina Ferreira Oliveira Rosado - Deformações permanentes de misturas betuminosas em pavimentos rodoviários. Lisboa, 2002. 282p. | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/2012 | - |
dc.description | Tese de doutoramento em Engenharia Civil (Urbanismo, Ordenamento do Território e Transportes) apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra | - |
dc.description.abstract | Nas últimas décadas tem vindo a verificar-se, em Portugal bem como no resto do mundo, um crescimento do volume de tráfego rodoviário e das cargas transportadas pelos veículos pesados, com um aumento das exigências funcionais, relacionadas com a segurança e o conforto do utente das infra-estruturas, a par das preocupações de carácter ambiental, conduzindo à necessidade de pavimentos rodoviários cada vez mais resistentes e duráveis. Consequentemente, tem-se vindo a recorrer a soluções de pavimentação que envolvem maiores espessuras de camadas betuminosas, com uma maior parcela de contribuição do comportamento deste tipo de materiais no desempenho das estruturas de pavimentos. Esta situação é também sentida em diversos países europeus, bem como no Canadá e nos Estados Unidos da América. O presente trabalho tem como objectivo contribuir para um melhor conhecimento do comportamento à deformação permanente de misturas betuminosas aplicadas em camadas de desgaste de pavimentos rodoviários, possibilitando o estabelecimento de metodologias e de critérios de avaliação, que conduzam à selecção de materiais adequados às exigências actuais. Como principais aspectos abordados referem-se a caracterização do comportamento viscoelástico, com a realização de ensaios laboratoriais, que simulem as condições observadas in situ, e a modelação do comportamento à deformação permanente das misturas. É analisado o fenómeno da deformação permanente, bem como a sua forma de manifestação na estrutura do pavimento, os cavados de rodeira, apresentando-se uma análise crítica dos diversos métodos de avaliação, e dos modelos reológicos existentes, que permitem caracterizar o comportamento viscoelástico. Descrevem-se as principais metodologias de ensaio em laboratório utilizadas, justificando-se os equipamentos seleccionados e os procedimentos laboratoriais desenvolvidos. Propõe-se uma metodologia de avaliação do comportamento à deformação permanente de misturas betuminosas a aplicar em camadas de desgaste de pavimentos rodoviários, com a realização de ensaios laboratoriais, sob condições que simulem as verificadas no pavimento. Finalmente, apresentam-se os resultados obtidos com a aplicação da metodologia proposta à caracterização de materiais betuminosos recolhidos de dois pavimentos construídos em Portugal. | en_US |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | embargoedAccess | eng |
dc.subject | Ordenamento do Território e Transportes | en_US |
dc.subject | Engenharia Civil | en_US |
dc.title | Deformações permanentes de misturas betuminosas em pavimentos rodoviários | en_US |
dc.title.alternative | Permanent deformations of bituminous mixtures applied on road pavements | en |
dc.type | doctoralThesis | en_US |
item.openairetype | doctoralThesis | - |
item.fulltext | Sem Texto completo | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.grantfulltext | none | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0003-2072-3188 | - |
Appears in Collections: | FCTUC Eng.Civil - Teses de Doutoramento |
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