Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/20047
Title: Integração energética dos processos de stripping e de secagem de uma unidade de produção de pvc em suspensão
Authors: Rodrigues, João Vicente Ferreira 
Orientador: Santos, Lino
Keywords: Processos de stripping; PVC
Issue Date: Feb-2012
Citation: RODRIGUES, João Vicente Ferreira - Integração Energética dos Processos de Stripping e de Secagem de Uma Unidade de Produção de PVC em Suspenção. Coimbra:[s.n.], 2012.Dissertação de Mestrado.
Serial title, monograph or event: Integração energética dos processos de stripping e de secagem de uma unidade de produção de PVC em suspensão
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Resumo Neste trabalho foi efectuado um estudo da integração energética dos processos de stripping e de secagem de uma unidade de PVC em suspensão na CIRES, S.A. Foram considerados vários cenários de integração energética e concluiu-se que a configuração mais promissora é a do Cenário B2, que proporciona uma redução de 20% no consumo de energia comparativamente à situação actual. Esta configuração não contempla a unidade de separação flash, nem a corrente de ar a passar pelas unidades de transferência de calor do processo. São propostas linhas orientadoras de trabalho futuro, tendo em vista o desenvolvimento de um modelo matemático mais detalhado e uma análise económica da solução de integração energética.
Abstract In this work address an energy integration study of the stripping and drying processes of a suspension PVC production unit at CIRES, S.A. Several energy integration scenarios have been considered in this study. It has been concluded that the most promising energy integration configuration is the one corresponding to the scenario B2, which provides an energy consumption reduction of 20% in comparison to the current situation. The flash separation unit, as well as the air stream across the process heat transfer units, is not considered in this configuration. Future work directions are indicated, namely regarding the development of a more detailed mathematical model and the economic analysis of the proposed energy integration solution.
Description: Dissertação de mestrado em Engenharia Química apresentada á Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/20047
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCTUC Eng.Química - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
tese_vicente_final_revisão.pdf2.19 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

702
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

549
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.