Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/1905
Title: O sistema AIDA: ambiente integrado para desenvolvimento de aplicações educacionais
Authors: Mendes, António José Nunes 
Keywords: Informática; Ensino Assistido por Computador
Issue Date: 11-Mar-1996
Citation: MENDES, António José Nunes - O sistema AIDA : ambiente integrado para desenvolvimento de aplicações educacionais. Coimbra, 1996.
Abstract: Nesta Tese apresenta-se o AIDA - Ambiente Integrado para o Desenvolvimento de Aplicações educacionais. Este trabalho teve origem na larga experiência de desenvolvimento de programas educativos adquirida ao longo dos nove anos de funcionamento do Pólo da Universidade de Coimbra do Projecto MINERVA. Desta experiência resultou a identificação da necessidade de dispor de uma ferramenta informática que pudesse auxiliar os professores mais interessados na criação e adaptação de materiais educativos baseados em computador. Com a criação do ambiente AIDA procuramos dar resposta a esta necessidade. Tendo em conta o público alvo a que este ambiente se dirige em primeiro lugar, tivemos como preocupação fundamental que permitisse a criação de programas educativos de uma forma simples e eficaz, sem que haja a necessidade de possuir conhecimentos informáticos mais profundos do que os de um utilizador comum. Apesar desta preocupação de simplicidade, o AIDA é um ambiente bastante completo que integra várias funcionalidades que são inovadoras em ferramentas deste tipo. Entre as características mais significativas do ambiente AIDA incluem-se a possibilidade de criar e integrar materiais multimédia nos programas educativos de uma forma transparente para o utilizador, o suporte à avaliação, tanto do aluno que usa um programa educativo como do próprio programa e um conjunto de funcionalidades de apoio à portabilidade linguística e cultural dos programas educativos. Em suma, no desenvolvimento do ambiente de autoria AIDA, procurámos não só criar uma ferramenta que simplificasse e tornasse mais eficaz a criação de programas educativos, mas que facilitasse também outras tarefas com ela relacionadas e que as ferramentas existentes ignoram ou suportam deficientemente. Pensamos que os objectivos a que nos propusemos foram atingidos e que o AIDA dá um contributo positivo para que num futuro próximo os professores e alunos das nossas Escolas possam dispor de mais e melhores materiais educativos, de modo a facilitar a sua difícil tarefa.
Description: Tese de doutoramento em Engenharia Electrotécnica (Informática) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/1905
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FCTUC Eng.Electrotécnica - Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s) 20

665
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.