Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/1904
Título: Controlo da congestão em sistemas intermediários da camada de rede
Autor: Monteiro, Edmundo Heitor da Silva 
Palavras-chave: Informática; Redes de Computadores
Data: 22-Mar-1996
Citação: MONTEIRO, Edmundo Heitor da Silva - Controlo da congestão em sistemas intermediários da camada de rede. Coimbra, 1995.
Resumo: Esta dissertação visa a procura de soluções para alguns dos problemas que afectam os sistemas de comunicação entre computadores e que se destacam pela gravidade dos seus efeitos sobre os serviços de comunicação. Concretamente são abordados os seguintes problemas: a heterogeneidade dos sistemas de comunicação que impede ou dificulta a sua interligação aberta e a transferência da informação; a necessidade de desempenho no funcionamento dos sistemas de comunicação; a garantia de qualidade no suporte dos serviços de comunicação. A contribuição para a resolução do problema da heterogeneidade nos sistemas de comunicação é determinada pela escolha, como objecto de estudo, dos sistemas intermediários de redes de computadores. São estudados os sistemas intermediários simples (designados por relays na literatura anglo-saxónica), mais especificamente, os relays da camada de rede por serem funcionalmente mais completos e por razões relacionadas com o envolvimento no processo de normalização destes sistemas, da equipa de investigação a que o autor desta dissertação pertence. O problema do desempenho é abordado pela perspectiva do controlo da congestão nos relays da camada de rede. É proposta uma arquitectura genérica de enquadramento para o problema do controlo da congestão nos sistemas de comunicação, baseada numa nova definição de congestão e numa métrica para a sua avaliação quantitativa. Da aplicação desta arquitectura ao caso concreto dos relays em estudo, resultou um conjunto de mecanismos para o controlo da congestão nestes sistemas. O estudo do problema da garantia de qualidade é conduzido por duas vertentes complementares. Por um lado, fazendo coexistir, nas estratégias a utilizar no controlo da congestão, objectivos relativos ao desempenho do sistema de comunicação e objectivos de garantia de qualidade aos serviços de comunicação. Por outro lado, explorando as vantagens arquitecturais dos sistemas de comunicação baseados no paradigma da reserva de recursos, no que diz respeito à garantia da qualidade de serviço. O resultado concertado do estudo dos três problemas apontados traduz-se no controlo da congestão em sistemas intermediários da camada de rede (para suporte do serviço de rede em modo de ligação), que constitui o título e identifica o domínio de trabalho e das contribuições da presente dissertação.
Descrição: Tese de doutoramento em Engenharia Electrotécnica (Informática) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/1904
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:FCTUC Eng.Electrotécnica - Teses de Doutoramento

Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

250
Visto em 16/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.