Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/1885
Title: Contribuição para o estudo dos processos morfodinâmicos em regiões costeiras e estuarinas
Authors: Carmo, José Simão Antunes do 
Keywords: Hidráulica; Engenharia Civil
Issue Date: 13-Apr-1995
Citation: CARMO, José Simão Antunes do - Contribuição para o estudo dos processos morfodinâmicos em regiões costeiras e estuarinas. Coimbra, ed. aut., 1995, 238 p.
Abstract: São descritos nesta tese o desenvolvimento, calibração e validação experimental de uma estrutura computacional integrada, capaz de reproduzir os efeitos combinados das ondas de gravidade em condições de água pouco profunda a intermédia (empolamento, refracção, difracção, reflexão e rebentação) sobre uma corrente em regime permanente, o transporte de sedimentos e a evolução do fundo móvel. Esta estrutura é no essencial constituída por três módulos cada um dos quais integrando um ou mais modelos numéricos relativos a: i) escoamento quasi-irrotacional; ii) camada limite turbulenta; iii) transporte de sedimentos e evolução do fundo móvel. A formulação matemática do modelo hidrodinâmico ao nível do escoamento quasi-irrotacional é baseada numa 2a. aproximação (ordem 2 em s2) da teoria das ondas em água pouco profunda, estendida à reprodução dos efeitos de interacção onda-corrente e de dissipação de energia devido ao atrito de fundo e à rebentação da onda. Ao nível da camada limite turbulenta é utilizado um modelo pontual de duas equações, para a energia cinética turbulenta K e macro-escala da turbulência L, cuja formulação matemática resulta de hipóteses simplificativas das equações de Reynolds e da noção de equilíbrio local da turbulência, supondo que no estado de equilíbrio a produção de energia é equivalente à dissipação viscosa. O módulo relativo ao transporte de sedimentos e evolução do fundo móvel inclui equações dinâmicas para o cálculo dos caudais sólidos transportados por arrastamento e em suspensão e a equação de continuidade da fase sólida. Um método de elementos finitos é utilizado para resolver os sistemas de equações relativos aos modelos incluídos no módulo de escoamento quasi-irrotacional e a equação de conservação do sedimento. A solução numérica do sistema de equações do modelo de camada limite é obtida recorrendo a um método implícito de diferenças finitas. São comparados resultados numéricos dos diferentes modelos com soluções analíticas, resultados numéricos e dados experimentais obtidos por diversos autores. A estrutura computacional integrada é validada por comparação de soluções numéricas com resultados de experiências laboratoriais.
Description: Tese de doutoramento em Ciências da Engenharia (Engenharia Civil-Hidráulica) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/1885
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FCTUC Eng.Civil - Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s)

246
checked on Oct 20, 2020

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.