Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/18806
Title: Recuperação de empresas : análise comparativa do processo legal entre Portugal e Brasil
Authors: Sousa, Mayra Rakel Araujo de 
Orientador: Martins, António
Keywords: Dificuldades financeiras; Declínio organizacional; Recuperação de empresas.
Issue Date: 27-Mar-2012
Publisher: FEUC
Citation: Sousa, Mayra Rakel Araujo de - Recuperação de empresas : análise comparativa do processo legal entre Portugal e Brasil. Coimbra, 2012
Abstract: As empresas são organismos essenciais na sociedade, são a fonte de subsistência dos empregados, permitem o crescimento pessoal dos mesmos, possibilitam um retorno aos acionistas pelos riscos incorridos no investimento realizado, geram pagamento e colheita de impostos para o Estado, e oferecem à sociedade a produção de bens e serviços. Porém, o declínio empresarial é considerado na literatura organizacional como uma fase natural no ciclo de vida das empresas. Devido ao impacto que a falência de uma empresa pode acarretar no ambiente em que está inserida, os países buscam criar e aperfeiçoar as suas leis a fim de garantirem os direitos e deveres dos diversos agentes económicos numa situação de desestruturação financeira. Face a essa realidade, a recuperação de empresas é um tema relevante para ser investigado. Dessa forma, realizou-se esta pesquisa com o objetivo de comparar o processo de recuperação de empresas entre os países: Portugal e Brasil. O referencial teórico foi desenvolvido a fim de descrever os principais problemas económico-financeiros das empresas. Outro objetivo foi nomear alguns métodos de recuperação que podem ser utilizados pelos gestores de organizações em situação de crise. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. Para a recolha de informações utilizou-se a pesquisa documental e para a análise realizou-se uma pesquisa comparativa. De acordo com os resultados obtidos, pode afirmar-se que em Portugal a recuperação de empresas tem como finalidade a satisfação dos credores, e no Brasil ela objetiva viabilizar a superação da situação de crise económico-financeira do devedor, para, assim, promover a preservação da empresa, a sua função social e o estímulo à atividade económica. Outro resultado importante alcançado consubstancia-se no facto das legislações acerca da recuperação de empresas dos respetivos países estudados não serem preventivas. Pode-se ainda afirmar que, no Brasil, o processo é menos burocrático. Quanto à legislação Brasileira esta oferece mais incentivos para as empresas que estão em recuperação do que Portugal. Este cenário é consistente com os objetivos de cada legislação respetivamente.
Description: Dissertação de mestrado em Gestão de Empresas, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de António Manuel Ferreira Martins.
URI: https://hdl.handle.net/10316/18806
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese Mestrado Mayra Sousa.pdf2.49 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

385
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 10

1,589
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.