Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/1878
Title: Caracterização geotécnica e estudo do comportamento geomecânico de um saprólito granítico da Guarda
Authors: Rodrigues, Carlos Manuel Gonçalves 
Orientador: Lemos, Luís Joaquim Leal
Keywords: Geotecnia e Fundações; Engenharia Civil
Issue Date: 22-Oct-2003
Citation: Caracterização geotécnica e estudo do comportamento geomecânico de um saprólito granítico da Guarda. Coimbra, ed. FCTUC, 1vol., 2003, 644 p.
Abstract: A dissertação tem a intenção de apresentar o conjunto de trabalhos executados com vista à caracterização geomecânica dos solos de um saprólito granítico da Guarda. Faz-se inicialmente uma primeira abordagem aos processos de formação dos solos residuais e examina-se o perfil de meteorização da área em estudo. Faz-se a apresentação e caracterização dos amostradores utilizados na recolha dos solos do saprólito granítico e abordam-se questões relacionadas com os aspectos metodológicos adoptados na execução dessas tarefas, analisando-se igualmente aspectos que dizem respeito à qualidade da amostragem dos solos estudados. Caracteriza-se o comportamento intrínseco dos solos do saprólito granítico e apresentam-se os resultados de conjunto alargado de ensaios triaxiais em amostras reconstituídas segundo diferentes metodologias. A caracterização geológico-geotécnica dos solos presentes no campo experimental, através da execução de um conjunto alargado de ensaios "in situ" é apresentada, nomeadamente através de: ensaios de penetração dinâmica (DPM, DPSH e SPT), ensaios de penetração estática (CPTU), ensaios pressiométricos (PMT), ensaios de carga com placa helicoidal (SP) e ensaios sísmicos entre furos (CH). Apresenta-se a caracterização mecânica efectuada com ensaios de laboratório, designadamente: ensaios de permeabilidade em câmara triaxial; ensaios edométricos; ensaios de consolidação isotrópica e anisotrópica; ensaios K0; ensaios de compressão triaxial desenvolvidos segundo diferentes trajectórias de tensão, tendo sido utilizadas metodologias de instrumentação interna para avaliação rigorosa das deformações. Tenta-se por fim estabelecer um conjunto de correlações paramétricas, que são comparadas com outras estabelecidas em solos de natureza idêntica à dos estudados, ou com correlações constituídas em solos de natureza sedimentar mas de composição granulométrica idêntica à evidenciada pelos solos em apreço.
Description: Tese de doutoramento em Engenharia Civil (Geotecnia e Fundações) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/1878
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FCTUC Eng.Civil - Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s) 20

579
checked on Sep 15, 2020

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.