Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/1877
Title: Aterros sobre solos moles : modelação numérica
Authors: Oliveira, Paulo José da Venda 
Orientador: Lemos, Luís Joaquim Leal
Keywords: Geotecnia e Fundações; Engenharia Civil
Issue Date: 28-Jun-2001
Citation: OLIVEIRA, Paulo José da Venda - Aterros sobre solos moles : modelação numérica. Coimbra : [s.n.], 2000. 598 p.
Abstract: No presente trabalho procede-se à implementação numérica de diversas características relacionadas com o comportamento de solos moles, visando melhorar a previsão do comportamento de aterros sobre este tipo de formações geotécnicas, e assim proporcionar a realização de análises mais realistas. A anisotropia elástica evidenciada por alguns solos é considerada através da implementação do modelo elástico de isotropia transversal, podendo este ser utilizado em conjunto com a generalidade dos modelos elastoplásticos. As não linearidades materiais inerentes ao comportamento dos solos moles são também consideradas, com a implementação no programa de cálculo automático de alguns modelos elastoplásticos com endurecimento, baseados em condições de consolidação isotrópicas ( modelos "Cam Clay", "Cam Clay Modificado" e"Cam Clay Modificado" associado ao "Von Mises") e em condições de consolidação "Ko" ( modelos "Melanie" associado ao "Mohr Coulomb" e "MIT-E3") O estudo do comportamento deste tipo de formações geotécnicas é indissociável do factor tempo, dado estes solos exibirem um comportamento diferido no tempo. Assim sendo, no programa de cálculo automático introduziu-se o factor tempo através da implementação numérica dos fenómenos de consolidação acoplada e de fluência. A formulação da fluência considerada é baseada na lei de Taylor (componente volumétrica) e na lei de Singh-Micthell (componente distorcional), sendo estas associadas aos modelos elastoplásticos de "Cam Clay Modificado" e de "Cam Clay Modificado/Von Mises". As diversas características (modelos e fenómenos) implementadas são aplicadas na simulação do comportamento de alguns aterros, nomeadamente de um aterro rodoviário do IP3, confrontando-se os diversos resultados numéricos obtidos com os valores resultantes da observação "in-situ".
Description: Tese de doutoramento em Engenharia Civil (Geotecnia e Fundações) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/1877
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FCTUC Eng.Civil - Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s) 50

481
checked on Sep 15, 2020

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.