Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/18761
Title: O papel das sociedades de garantia mútua no apoio ao financiamento
Authors: Oliveira, Américo do Carmo Ferrão de 
Orientador: Mendes, António Marques
Keywords: Solvabilidade; PME; Garantia Mútua; Acordo de Basileia
Issue Date: 1-Feb-2012
Publisher: FEUC
Citation: Oliveira, Américo do Carmo Ferrão de - O papel das sociedades de garantia mútua no apoio ao financiamento. Coimbra, 2011
Abstract: A actividade bancária actua hoje num ambiente de incerteza e constantes mudanças, exigindo a todos os intervenientes uma enorme capacidade de adaptação às novas necessidades e exigência das entidades reguladoras. As novas regras de Basileia III, que obrigam os bancos a ter de aumentar significativamente o nível de capital de qualidade que precisam de manter, sob a forma de reservas, para se tornarem mais resistentes a crises financeiras, fixando limites mínimos de solvabilidade, só vêm criar mais um desafio a esta actividade, já por si só fragilizada, face à actual crise económica mundial instalada. A Garantia Mútua insere-se num conjunto de instrumentos financeiros vocacionados fundamentalmente para a facilitação do financiamento das PME. É um instrumento com grande tradição em muitos países da Europa continental e que foi introduzido em Portugal em 1994. As SGM especializam-se na concessão de garantias para vários fins, resultando o seu carácter mutualista do facto de apenas o fazerem em favor de empresas que se tornem suas accionistas.
Description: Trabalho profissionalizante do mestrado em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de António Marques Mendes.
URI: https://hdl.handle.net/10316/18761
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Trabalho Final.pdf1.42 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

421
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 20

1,265
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.