Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/18553
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dc.contributor.advisorAlmeida, Ana Cristina Ferreira de-
dc.contributor.authorSérvolo, Inês Alves Mendes-
dc.date.accessioned2012-03-12T15:47:53Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/18553-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia (área de especialização de Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento)pt
dc.description.abstractA educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida, sendo complementar da acção educativa da família, com a qual deve estabelecer estreita cooperação, favorecendo a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança, tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário. Ao longo do tempo, alguns estudos que têm vindo a ser desenvolvidos na área da Avaliação Psicológica, revelam-nos, cada vez mais, a pertinência da avaliação alternativa, por oposição à avaliação baseada em testes e abordagem psicométrica. Vários autores têm postulado que os objectivos curriculares dos programas educativos constituem, eles mesmos, itens de avaliação. Para além disso, a avaliação alternativa oferece-nos algumas vantagens sobre o tipo de avaliações baseadas em scores; para além de possibilitar uma avaliação/observação autênticas, em contexto real, permite uma maior uniformização de linguagem e de conteúdos, ao facilitar a troca de informação disponível entre os vários profissionais e agentes que intervêm no crescimento da criança. As orientações curriculares para a educação pré-escolar definem-se como um quadro de referência comum a todos os educadores, possibilitando diferentes currículos e opções. Deste modo, (re)conhecendo a pertinência e vantagens da avaliação baseada num currículo, pretendemos, na presente análise, explorar a capacidade de caracterização do desenvolvimento (nos seus vários domínios) de crianças com três anos de idade, tomando como referencial de critérios a avaliar a lista de objectivos do desenvolvimento, fornecida pelo HiComp Preschool Curriculum (Willoughby-Herb & Neisworth, 1983). Esta lista (relativa a competências ao nível pré-escolar) foi traduzida, tendo em conta ajustes culturais, e operacionalizada pela criação de um dispositivo instrumental concreto, com o intuito de tornar mais objectivas as situações de observação. A mesma orientou o registo de comportamentos (alicerçados nos objectivos propostos por este instrumento), de um grupo de dezanove crianças, com idade média de três anos e meio, em contexto de jardim-de-infância. Para além das habituais e variadas actividades realizadas em contexto pré-escolar, que nos forneceram as informações fundamentais para o preenchimento da grelha, procurámos aliar estas com outras elementares, fornecidas pelos pais e educadora. Concluímos, no final, pela pertinência e utilidade desta lista, em contexto de educação pré-escolar, nomeadamente junto de crianças referentes à faixa etária considerada.pt
dc.description.abstractThe preschool is the first stage of basic education in the process of lifelong education, and educational activities complement the family with which to establish close cooperation, training and promoting balanced development of the child, with a view to their full integration into society as an autonomous, free and united. Over time, some studies that have been developed in the area of Psychological Assessment, tell us, increasingly, the relevance of alternative assessment, as opposed based on tests and psychometric approach. Several authors have postulated that the curriculum objectives are educational programs themselves, assessment items. In addition, alternative assessment offers us some advantages over the kind of ratings based on scores, as well as allowing for an evaluation / observation authentic, in a real context, allows a greater uniformity of language and content, to facilitate the exchange of information available between the various professionals and practitioners involved in the child's growth. Curriculum guidelines for pre-school education is defined as a common frame of reference for all educators, curriculum and allowing different options. Thus, (re) knowing the relevance and benefits of assessment based on a curriculum, we intend in this analysis, exploring the ability to characterize the development (in its various domains) of children with three years of age, taking as benchmark criteria evaluate the list of development objectives, provided by HiComp Preschool Curriculum (Neisworth & Willoughby-Herb, 1983). This list (on skills at pre-school) was translated, taking into account cultural adjustments, and operationalized by creating a device specific instruments in order to make situations more objective observation. The same registration directed behavior (grounded in the objectives proposed by this instrument) of a group of nineteen children with a mean age of three and a half years, in the context of garden-care. In addition to the usual and varied activities in pre-school, who provided key information to fill the grid, we tried to combine these with other elements, provided by parents and educators. We conclude, in the end, the relevance and usefulness of this list, in the context of pre-school education, particularly among children regarding the age range considered.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectAvaliação alternativapt
dc.subjectHiComp Preschool Curriculumpt
dc.subjectCompetências ao nível pré-escolarpt
dc.titleA grelha de observação do HiComp Preschool Curriculum: estudo com um grupo de crianças de três anospt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
degois.publication.titleA grelha de observação do HiComp Preschool Curriculum: estudo com um grupo de crianças de três anospor
dc.date.embargoEndDate10000-01-01-
dc.peerreviewedyespt
dc.date.embargo2011-01-01*
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.deptFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.advisor.researchunitIPCDHS – Institute of Cognitive Psychology, Human and Social Development-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-4181-2868-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
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