Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/1847
Title: Feijoa sellowiana berg (myrtaceae): estudos sobre embriogénese somática e outros tipos de morfogénese
Authors: Canhoto, Jorge Manuel Pataca Leal 
Keywords: Fisiologia
Issue Date: 7-Feb-1995
Citation: CANHOTO, Jorge Manuel Pataca Leal - Feijoa sellowiana berg (myrtaceae): estudos sobre embriogénese somática e outros tipos de morfogénese. Coimbra, ed. aut., 1994, 319 p.
Abstract: O potencial morfogénico de Feijoa sellowiana Berg (Myrtaceae) no que se refere à sua capacidade de regeneração foi testado utilizando diferentes técnicas de cultura in vitro (embriogénese somática, organogénese, androgénese e cultura de ápices). Esta espécie, vulgarmente conhecida por feijoa, é uma árvore de pequeno porte originária da América do Sul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) e que nos últimos anos vem despertando um interesse crescente nos fruticultores devido à qualidade dos seus frutos. Os ensaios efectuados permitiram regenerar plantas por embriogénese somática, organogénese e cultura de ápices e avaliar o efeito de alguns dos factores (especialmente hormonais) que condicionam estes tipos de morfogénese. Dos três tipos de processos acima referidos, a indução de embriogénese somática foi aquele que revelou um potencial mais elevado. Calos polínicos foram também obtidos a partir da cultura de anteras. Estudos histológicos e de microscopia electrónica mostraram que os embriões somáticos podem ter duas origens: unicelular a partir de células epidérmicas e multicelular a partir de uma zona meristemática formada abaixo da epiderme. Estudos histoquímicos permitiram seguir a distribuição de compostos de reserva (proteínas, lípidos e amido) durante a indução de embriogénese ática. Os resultados obtidos permitem concluir que esta espécie pode constituir um bom modelo para o estudo dos mecanismos moleculares envolvidos na formação de embriões somáticos em plantas lenhosas, bem como para estudos comparativos entre o desenvolvimento dos embriões somáticos e dos embriões zigóticos.
Description: Tese de doutoramento em Biologia (Fisiologia) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/1847
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FCTUC Ciências da Vida - Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s)

227
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.