Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/1838
Title: Detectores gasosos de radiação baseados em microestruturas
Other Titles: Gas radiation detectors based on microstructures
Authors: Veloso, João Filipe Calapez de Albuquerque 
Orientador: Conde, Carlos Alberto Nabais
Keywords: Física Tecnológica; Física
Issue Date: 17-Apr-2000
Citation: VELOSO, João Filipe Calapez de Albuquerque - Detectores gasosos de radiação baseados em microestruturas. Coimbra, 2000. 250 p.
Abstract: Neste trabalho são desenvolvidas e estudadas aplicações originais de contadores gasosos de radiação, tirando partido das potencialidades evidenciadas pelas microestruturas. São desenvolvidos vários protótipos utilizando uma microestrutura de placa de microfitas, combinada com um fotocátodo para detectar a luz de cintilação. Demonstra-se teoricamente que para CGCPs acoplados a diferentes tipos de foto-sensores, os baseados em CGMF são os que teoricamente podem atingir a melhor resolução em energia. Obtêm-se resoluções em energia de 12% para raios X de 5,9 keV e um ruído eléctrico equivalente de 150 eV para o protótipo mais simples e 10,5% para raios X de 5,9 keV e um ruído equivalente de 60 eV para um protótipo com um ganho mais elevado, desenvolvido com o objectivo de eliminar a realimentação positiva. Uma nova microestrutura é proposta, a microestrutura Híbrida com Micro Fendas e Fitas (HM2F). Esta nova microestrutura, que permite dois estágios de multiplicação de carga, é estudada por simulação electrostática em termos dos vários modos de funcionamento propostos: como detector de radiação ionizante e foto-sensor. A simulação sugere a possibilidade de serem atingidos ganhos de cerca de 106 e 104 no modo de detector de radiação ionizante e no modo de foto-sensor, respectivamente. A possibi-lidade da microestrutura HM2F operar como detector 2D é igualmente discutida. Por último é apresentado um detector de dimensões reduzidas, baseado num CGCP com PM como foto-sensor, sem zona de deriva. Este detector serve de modelo de teste para futuro detector de grande área a integrar numa experiência denominada "Laser spectroscopy of the Lamb Shift in muonic hydrogen", a realizar no Paul Scherrer Institut (PSI) na Suíça, envolvendo a colaboração de oito instituições diferentes. O desenvolvimento e estudo das características deste detector são apresentadas e discutidas bem como o seu comportamento num campo magnético de 5 Tesla.
Description: Tese de doutoramento em Física (Física Tecnológica) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/1838
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FCTUC Física - Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s) 50

599
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.