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https://hdl.handle.net/10316/18208
Title: | Gestão Pública Participativa: Avaliação do Orçamento Participativo da Prefeitura de Fortaleza | Authors: | Melo, João Alves de | Orientador: | Coelho, Arnaldo Matos | Keywords: | Administração pública -- Brasil; Orçamento participativo -- Brasil | Issue Date: | 16-Jan-2012 | Citation: | MELO, João Alves de - Gestão Pública Participativa: Avaliação do Orçamento Participativo da Prefeitura de Fortaleza. Coimbra : [s.n.], 2012 | Abstract: | Há pouco mais de duas décadas, vem crescendo no Brasil o interesse pela
Gestão Pública Participativa, que é uma emanação da teoria da democracia
participativa, ancorada na tradição política moderna, defendida por expoentes
da literatura mundial. A versão mais bem acabada dos vários experimentos
postos em prática é o Orçamento Participativo, utilizado por mais de 150 entes
federativos, em âmbito municipal. A presente Dissertação tem como principal
objetivo avaliar a satisfação dos usuários do modelo de gestão pública
apoiado no Orçamento Participativo implantado na Prefeitura de Fortaleza,
Ceará, Brasil. Para tanto, recorre-se ao emprego do American Customer
Satisfaction Index (ACSI), modificado. Procurando alcançar esse objetivo, foi
desenvolvido, inicialmente, um modelo conceitual global, que sintetiza as
relações entre democracia e gestão no plano nacional, com o qual interage de
forma harmoniosa o modelo do Orçamento Participativo de Fortaleza, sendo
este avaliado por meio do ACSI, acrescido de três novos construtos. Os dados
coletados estão representados por uma amostra de 300 usuários do serviço
público municipal, participantes das assembleias do Orçamento Participativo. O
modelo conceitual, ACSI modificado, foi submetido a análises estatísticas,
incluindo modelagem de equações estruturais. A investigação apresentou como
resultados de ordem prática o ajustamento do ACSI modificado à avaliação
pretendida e a confirmação de que o novo modelo de gestão pública, com visão
de fora para dentro e decisão de baixo para cima, gera mais satisfação aos
usuários do serviço público do que o modelo tradicional de gestão, que tem
visão de dentro para fora e decisão de cima para baixo. Portanto, o novo
modelo, com base no Orçamento Participativo, fideliza melhor essa categoria de
clientes. A growing interest in Participative Public Management has arisen in Brazil just over the past two decades. Participative Public Management is an emanation of the theory of participatory democracy, anchored in the modern political tradition and defended by exponents of world literature. The best improved version of the various experiments is practice is the Participatory Budgeting, employed by more than 150 federal entities, at the municipal level. The present dissertation has as its main objective to evaluate user satisfaction of the Public Management Model supported by the Participatory Budgeting, implemented at the City of Fortaleza, State of Ceará, Brazil. An modified American Customer Satisfaction Index (ACSI) was used in this evaluation. Seeking to achieve this goal, initially a conceptual model that summarizes the overall relationship between democracy and governance at the national level was developed. This conceptual model interacts smoothly with the Model of Participatory Budgeting (PB) from Fortaleza, assessed by the ACSI plus three new constructs. The data collected are represented by a sample of 300 public service users at the city level, participants of the Participatory Budget Assemblies . The conceptual model, the modified ACSI, was subjected to statistical analysis, including structural equation modeling. The investigation achieved as practical results an adjustment of the modified ACSI to the intended evaluation. It also confirmed that the New Model of Public Management, with a view from outside to inside and bottom-up decisions, generates greater satisfaction to public service users than the traditional management model which has a vision of inside out and top-down decisions. Thus, the New Model based on participatory budgeting, provides greater loyalty to this customers category. |
Description: | Tese de doutoramento em Organização e Gestão de Empresas, na especialidade de Estratégia e Comportamento Organizacional, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/18208 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Teses de Doutoramento FEUC- Teses de Doutoramento |
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