Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/18199
Title: Regulação emocional:estudo de adaptação e validação da versão portuguesa do Emotion Regulation Index For Children and Adolescents (ERICA)
Authors: Reverendo, Isabel Maria Mósca da Silva 
Orientador: Machado, Teresa Sousa
Keywords: Regulação emocional; Percepção da aceitação-rejeição parental; Satisfação com a vida; Adolescentes; Validação; ERICA
Issue Date: 2011
Serial title, monograph or event: Regulação emocional:estudo de adaptação e validação da Versão Portuguesa do Emotion Regulation Index For Children and Adolescents (ERICA)
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Os seres humanos não são agentes passivos que simplesmente experienciam as emoções. A capacidade de regular com eficácia as nossas respostas emocionais tem vindo a despertar a atenção dos investigadores enquanto elemento essencial para um desenvolvimento adaptativo. Dada a escassez de instrumentos especificamente desenvolvidos e validados para a avaliação da qualidade regulação emocional em adolescentes, num primeiro momento efectuou-se um estudo exploratório de adaptação e análise das características psicométricas da escala Emotion Regulation Index for Children and Adolescents, ERICA, (MacDermott, Gullone, Allen, King & Tonge, 2010). Num segundo momento, colocou-se em evidência a exploração de relações entre a qualidade da regulação emocional, a percepção de aceitação-rejeição parental e a satisfação com a vida em jovens adolescentes. A amostra foi constituída por 268 de sujeitos, de ambos os sexos com idades compreendidas entre 12 e 15 anos, inscritos em estabelecimentos do ensino público e privado do Distrito de Aveiro e de Coimbra. A versão portuguesa que apresentamos revelou propriedades psicométricas satisfatórias, comparáveis com a escala original. A análise fatorial confirmatória replicou a estrutura interna multidimensional, constituída por três factores relativos ao controlo emocional, autoconsciência emocional e responsividade situacional, que explicam 42.8% da variância total. A análise de consistência interna indicou uma boa fidelidade (α de Cronbach = .73), tendo-se também confirmado a validade de conteúdo. No sentido esperado, os estudos correlacionais mostraram que valores superiores na regulação emocional relacionam-se com uma menor rejeição parental percepcionada e uma maior satisfação com a vida. Por fim, as análises de predição sugerem que a regulação emocional é largamente condicionada pela percepção de aceitação-rejeição parental, assumindose ainda como uma variável preditora da satisfação com a vida. O estudo da influência do sexo e idade na capacidade de regulação emocional percepcionada pelo sujeito aponta para diferenças pouco significativas. Considerados globalmente, os resultados da presente investigação revelam-se promissores ao nível da compreensão e intervenção psicológica sobre a capacidade de regulação emocional nos adolescentes.
Human beings aren’t passive agents that merely experience emotions. Researchers’ attention has been drawn to the ability to efficiently regulate our emotional responses as a key element towards an adaptive development. There is a scarcity of instruments specifically developed and validated for the assessment of the emotional regulation quality in adolescents. Thus, on a first stage, an adaptive exploratory study and an analysis of the psychometric characteristics of the Emotion Regulation Index for Children and Adolescents, ERICA, (MacDermott, Gullone, Allen, King & Tongue, 2010) were made. On a second stage, relevance was given to the exploration of the relations between the emotional regulation quality, the perception of parental acceptance-rejection and life satisfaction in young teenagers. The sample was made up of 268 subjects of both genders with ages ranging from 12 to 15 years old, who attend public and private schools in the Aveiro and Coimbra districts. The Portuguese version, which is being presented, showed satisfactory psychometric characteristics, when compared to the original scale. The confirmatory factor analysis replicated the multidimensional internal structure, which is formed by three factors concerning the emotional control, emotional self-awareness and situation responsiveness that account for the 42.8 % of the total variance. The internal consistency analysis pointed out a good rate of accuracy (Cronbach α = .73). The validity of its content was also confirmed. As expected, correlative studies showed that higher results in emotional regulation are related to a lower perceived parental rejection and a higher life satisfaction. Finally, the prediction analysis suggests that emotional regulation is conditioned on a larger scale by the parental acceptance-rejection perception, being thus a predictable variable in life satisfaction. Gender and age play no relevant influence on the emotional regulation ability as perceived by the subject. When considered in their global context, the results of this research work are promising when we consider the psychological understanding and intervention on emotional regulation ability in adolescents.
Les êtres humains ne sont pas d'agents passifs qui essayent simplement les émotions. La capacité de réglementer avec efficacité nos réponses émotionnelles attire l'attention des investigateurs tant qu'élément essentiel pour un développement adaptatif. À cause de l’insuffisance des instruments spécifiquement développés et validés pour l'évaluation de la qualité de règlement émotionnel dans des adolescents, dans un premier moment s'est effectuée une étude exploratoire d'adaptation et analyse des caractéristiques psychométriques de l’échelle Emotion Regulation Index for Children and Adolescents, ERICA, (MacDermott, Gullone, Allen, King &Tonge, 2010). Dans un second moment, s'est placée en évidence l’exploration de relations entre la qualité du règlement émotionnel, la perception d'acceptation-rejet parentale et la satisfaction avec la vie dans des jeunes adolescents. L'échantillon a été constitué par 268 sujets, des deux sexes avec des âges compris entre les 12 et les 15 ans, inscrits dans des établissements de l'enseignement public et privé du District d'Aveiro et de Coimbra. La version portugaise que nous présentons a révélé des propriétés psychométriques satisfaisantes, comparables avec l'échelle originale. L'analyse factorielle confirmatoire a répliqué la structure interne multidimensionnelle, constituée par trois facteurs relatifs au contrôle émotionnel, à l'auto-conscience émotionnelle et responsivité situationnelle, qui expliquent 42,8% de la variété totale. L'analyse de consistance interne a indiqué une bonne fidélité (α de Cronbach=.73), en ayant aussi confirmé la validité de contenu. Dans le sens attendu, les études corrélées ont montré que des valeurs supérieures dans le règlement émotionnel se rapportent avec un meneur rejet parental et une plus grande satisfaction avec la vie. Finalement, les analyses de prédiction suggèrent que le règlement émotionnel est largement influencé par la perception d'acceptation-rejet parentale, en se supposant comme une variable prédite de la satisfaction avec la vie. L'étude de l'influence du sexe et de l'âge dans la capacité de règlement émotionnel interprété par le sujet présente des différences peu significatives. Considérés globalement, les résultats de cette recherche se révèlent promettants au niveau de la compréhension et de l'intervention psychologique sur la capacité de règlement émotionnel dans les adolescents.
Description: Dissertação de Mestrado em Psicologia na Área de Especialização em Psicologia do Desenvolvimento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/18199
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Regulação.pdf12.88 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

1,184
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 10

4,306
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.