Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/18098
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dc.contributor.advisorCoelho, Filipe Jorge Fernandes-
dc.contributor.authorRibeiro, Sérgio Luís Gomes Tomás-
dc.date.accessioned2012-01-03T15:31:52Z-
dc.date.available2012-01-03T15:31:52Z-
dc.date.issued2011-12-16-
dc.identifier.citationRibeiro, Sérgio Luís Gomes Tomás - Satisfação, valores culturais e lealdade : um estudo empírico. Coimbra, 2011por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/18098-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Filipe Coelho.por
dc.description.abstractDevido aos tempos de incerteza que atravessamos é de vital importância que as empresas compreendam que é absolutamente necessário tornar os clientes leais à sua marca, de modo a que estes se tornem mais imunes ao aliciamento efectuado pelas marcas concorrentes. A lealdade é em dos antecedentes da satisfação, uma vez que ao aumentarem a satisfação dos seus clientes aumentarão também a sua lealdade, por outro lado as satisfação tem como consequência factores como o passa-palavra, a confiança e a rentabilidade que por sua vez conduzem a uma maior lealdade. O objectivo deste estudo foi determinar até que ponto a satisfação e os valores culturais - conceito desenvolvido por Geert Hofstede (Gerard Hendrik Hofstead) – influenciam a lealdade, quer atitudinal, quer comportamental. Foram aplicados 108 questionários respondidos por universitários das Faculdades de Letras, Economia e Medicina, da Universidade de Coimbra e os resultados obtidos demonstram que a lealdade atitudinal é influenciada pela satisfação, pelo individualismo vs. colectivismo e pela feminilidade vs. masculinidade ao passo que a lealdade comportamental é apenas influenciada pela satisfação. Verificou-se que existe um efeito linear positivo da satisfação na lealdade atitudinal, um efeito quadrático positivo do individualismo vs. colectivismo sobre a lealdade atitudinal e um efeito quadrático negativo da feminilidade vs. masculinidade na lealdade atitudinal. Concluindo, este estudo revelou que a satisfação, o nível de individualismo vs. colectivismo e o nível de feminilidade vs. masculinidade influenciam a lealdade atitudinal, pelo que estas variáveis poderão vir a ser ponderadas em futuras estratégias de marketing cujo objectivo seja o aumento da lealdade dos consumidores.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFEUCpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleSatisfação, valores culturais e lealdade : um estudo empíricopor
dc.typemasterThesispor
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.grantfulltextopen-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.deptFaculty of Economics-
crisitem.advisor.researchunitGroup for Monetary and Financial Studies-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-6067-4849-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado
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