Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/1809
Title: Sensibilidade de Colectrões de Cobalto a Neutrões Térmicos e Epitérmicos com Tratamento Multicolisional da Absorção Neutrónica
Authors: Lopes, Maria do Carmo Carrilho Calado Antunes 
Keywords: Física da Radiação
Issue Date: 1991
Citation: LOPES, Maria do Carmo Carrilho Calado Antunes - Sensibilidade de Colectrões de Cobalto a Neutrões Térmicos e Epitérmicos com Tratamento Multicolisional da Absorção Neutrónica. Coimbra : LNETI, 1991. 329 p.
Abstract: A corrente eléctrica produzida em colectrões de resposta instantânea é dada, segundo um modelo analítico desenvolvido por Warren, pelo produto da carga eléctrica produzida por neutrão capturado pela taxa de capturas neutrónicas. A reformulação que introduzimos neste modelo baseou-se no cálculo daquela carga eléctrica definindo-a como o integral do produto de duas funções: o espectro energético de todos os electrões originados em interacções gama, instantâneas, com os átomos do emissor, e a contribuição espectral electrónica, que é a probabilidade dum electrão, originado com determinada energia, chegar à bainha do colectrão. Para esta função contribuição espectral electrónica obtivemos tanto uma aproximação analítica simples como a expressão exacta, em termos de funções especiais. A taxa de captura é calculada para neutrões térmicos e epitérmicos. O método é aplicado a colectrões de cobalto. Como a ressonância principal do cobalto (a 132 eV) é caracterizada por uma secção eficaz de dispersão, predominante, desenvolvemos um formalismo novo para o cálculo do factor de autoprotecção com tratamento da múltipla dispersão neutrónica (isotrópica). Este método é baseado no cálculo de uma função colisional determinada exclusivamente pelas secções eficazes e pela geometria da amostra exposta ao fluxo de neutrões. A influência do campo externo é separadamente incluída na densidade de probabilidade de primeira colisão. Foram consideradas duas geometrias - folhas e fios infinitos - por se tratarem, estas, das mais interessantes do ponto de vista da metrologia de neutrões. Os valores calculados para sensibilidades de colectrões de cobalto a neutrões térmicos estão em acordo excelente com resultados experimentais (a menos de 5%). Concluimos que a corrente instantânea produzida em colectrões de cobalto deverá ser predominantemente determinada por neutrões epitérmicos para índices de espectro (epitérmico/térmico) superiores a 1.3. É proposto um critério de avaliação da precisão do cálculo da dependência radial dos parâmetros do modelo em termos da comparação com determinações experimentais da corrente produzida em colectrões.
URI: https://hdl.handle.net/10316/1809
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FCTUC Física - Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s) 50

393
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.