Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/1804
Title: Descrição de Propriedades Estáticas do Nucleão no Quadro do Modelo Sigma com Quarks
Authors: Fiolhais, Manuel Joaquim Baptista 
Keywords: Física Aplicada
Issue Date: 8-Apr-1988
Citation: FIOLHAIS, Manuel Joaquim Baptista - Descrição de propriedades estáticas do nucleão no quadro do modelo sigma com quarks. Coimbra, 1988.
Abstract: Descreve-se o nucleão, determinando algumas das suas propriedades estáticas, usando uma aproximação quântica variacional no quadro do modelo sigma com campos de quarks e campos mesónicos elementares de piões e sigmas. Obtêm-se soluções aproximadas com bons números quânticos de momento angular e isospin, efectuando projecção de Peierls-Yoccoz nestes dois espaços, a partir de um estado de Fock para o sistema. A parte fermiónica deste estado é o produto (antissimetrizado só no espaço da cor) de três estados de partícula única ocupados por quarks de valência do sector não estranho. Consideram-se os quarks numa mesma orbita 1 s e com uma configuração comum de spin-isospin da forma [cos h / u Ø > - sin h / d != Ainda nesta aproximação, mostra-se também que o barião- ouriço é um membro de uma família (contínua ) de funções de onda que minimizam a energia do modelo de saco com nuvem de piões (CBM). Este resultado também se verifica para outros modelos semelhantes que envolvem o acoplamento linear de piões a uma fonte estática com simetria espacial e excluem auto-interacções do campo mesónico. No que diz respeito ao modelo sigma com quarks, verifica-se também que o barião- ouriço é ainda uma solução variacional se for imposta a condição de círculo quiral aos campos médios mesónicos. Neste último modelo, as soluções variacionais com bons números quânticos de momento angular e isospin, obtidas por projecção de Peierls-Yoccoz a partir do ouriço generalizado, correspondem a h ? 20º, efectuando-se a variação relativamente a h depois da projecção. As propriedades estáticas, determinadas usando as soluções aproximadas, são as massas do nucleão e das suas excitações de energia mais baixa, os raios quadráticos médios de carga, os momentos magnéticos do protão e do neutrão, e as constantes de acoplamento da corrente axial (gA) e da interacção nucleão-pião-nucleão energia (g p NN). Com a excepção do momento magnético do neutrão, observa-se para as propriedades electromagnéticas um bom acordo no conforto com os valores experimentais. Os valores obtidos para gA e g p NN são maiores que os medidos experimentalmente, embora sejam consistentes com a relação de Goldberger-Treiman. Analisa-se a qualidade de diferentes soluções aproximadas, atendendo ao grau de violação de teoremas viriais: um associado com a mencionada relação de Goldberger-Treiman e outro com a determinação de g p NN. Verifica-se que só o ouriço generalizado projectado satisfaz bastante bem aqueles teoremas, sendo no entanto indispensável efectuar a variação depois da projecção para os parâmetros mais relevantes da função de onda de ensaio. Estuda-se ainda a dependência dos vários observáveis nos parâmetros do modelo. Dos resultados obtidos e tendo em vista uma melhor descrição das propriedades do nucleão, conclui-se que é necessário incorporar mais graus de liberdade no lagrangiano, nomeadamente mesões vectoriais.
Description: Tese de doutoramento em Física (Física Teórica) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/1804
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FCTUC Física - Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s) 50

463
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.