Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/18036
Title: A avaliação do potencial de inovação e comercialização de resultados I & D
Authors: Lopes, Melissa Pereira 
Orientador: Sá, Patrícia Moura e
Simões, João
Keywords: Gestão de transferência de tecnologia; Gestão de inovação; Avaliação de potencial comercial e oportunidade; Propriedade intelectual.
Issue Date: 17-Nov-2011
Citation: LOPES, Melissa Pereira - A avaliação do potencial de inovação e comercialização de resultados I & D. Coimbra : [s.n.], 2011
Abstract: O presente relatório descreve as principais tarefas realizadas no estágio que decorreu na Universidade de Coimbra, mais concretamente na Divisão de Inovação e Transferências do Saber (DITS) e foca-se em especial na temática da avaliação do potencial de inovação e comercialização de resultados de I&D. Pretende-se ilustrar algumas práticas de valorização do conhecimento, abordando as metodologias e ferramentas de avaliação utilizadas e analisando o processo de transferência de tecnologia. A inovação apresenta-se como um aspecto fundamental para se compreender os parâmetros da competitividade de muitas empresas e países, daí o destaque dado à investigação e desenvolvimento (I&D). Sendo um factor diferenciador, é essencial explorar e potenciar os resultados de I&D. As universidades, têm o dever de desenvolver actividades de ligação à sociedade, designadamente de difundir e transferir o conhecimento, assim como a valorização económica do conhecimento científico, para ajudar nessa missão criaram gabinetes de transferência de tecnologia. Do trabalho realizado resultou uma visão integrada das práticas de valorização de conhecimento usadas e fomentadas pela DITS.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Gestão, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/18036
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
RelatórioMelissa.pdf2.81 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

326
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

393
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.